Banco de Pesquisas Científicas

ÚLTIMAS PESQUISAS PUBLICADAS

Leia aqui artigos científicos, TCCs, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidos no Brasil e países de língua portuguesa em várias áreas de moda.

Coolhunting: pesquisador e suas metodologias

Julia Isoppo Picoli
Hoje em dia, as marcas de moda precisam acompanhar as mudanças nas preferências do consumidor. Marcas são confrontadas com a difícil tarefa de desenvolver continuamente novas propostas. As características do mercado da moda criaram a possibilidade de emergência de uma nova abordagem nas tendências da investigação: o coolhunting. Focada em localizar as tendências entre as culturas jovens, os coolhunters desenvolveram métodos de descoberta de novas atitudes, movimentos, desejos e todos os tipos de alterações relevantes no mercado da moda. Eles usam ferramentas de áreas como psicologia e antropologia na pesquisa e interpretação de tendências. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: entrevistas diretas com os profissionais e gerentes de agências, análise de informações e a concepção de um modelo de trabalho coolhunting. O modelo captura as metodologias de trabalho essencial de coolhunting e os processos de trabalho resultantes de abordagens individuais.
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Implantação da Teciteca no Senai Rio do Sul

Graziela Brunhari Kauling
A indústria têxtil se destaca no cenário nacional, portanto é necessário investir idéias em projetos neste segmento. Além das tecitecas, existem os museus de tecidos, as modatecas, aviotecas, entre outros. A implantação de tecitecas nas Faculdades de Moda, Design e Vestuário são hoje um grande diferencial que vem agregando valor e conhecimento para alunos e comunidade. Trata-se de um projeto que auxilia a pesquisa específica da matéria-prima de forma prática. Para alunos da área de moda e têxtil é essencial conhecer sobre a principal matéria-prima utilizada na indústria de confecção, o tecido. Este conhecimento torna-se plausível quando há uma teciteca na instituição de ensino. Desta forma, o projeto de implantação de uma teciteca no SENAI Rio do Sul foi aprovado e realizado com sucesso, além de uma pesquisa sobre as principais tecitecas do país.
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O vestuário através dos séculos e o início da Moda

Priscila Haluschko Manso
A história da vestimenta começa com Adão e Eva, ligando folhas de figueira para formar uma cinta. Daí para frente, a vestimenta evolui para peles de animais, com, e depois sem pêlos, até que os seres humanos descobriram a tecelagem. Com esse advento, as roupas acabaram mudando muito através dos séculos, pelo aprimoramento dessa tecnologia, até que, no início do Renascimento, começaram a surgir as primeiras pessoas responsáveis pela “produção” de roupas, dando início a moda.
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O cenário de atuação do profissional de criação de Moda

Karla Mazzotti
Este trabalho tem como objetivo descrever e apontar alguns dos fatores que causam bloqueios à criatividade do profissional de moda. Iniciou-se a pesquisa revisando material bibliográfico acerca de fatores que auxiliam os processos de criação. Objetivou-se, também, colher dados para relacionar estudos revistos às questões de: bloqueios à ação de gerar ideias; ambientes de trabalho e o ser criativo. A contribuição deste trabalho apresenta-se nos dados de entrevistas feitas com profissionais e professores da moda sobre a criatividade que a profissão de estilista exige, principalmente, quando esse profissional está vinculado a uma determinada empresa e/ ou organização.
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Montar um novo negócio não é tão simples!

Armando Lourenzo Moreira Júnior
Temos visto que diversos especialistas estão apontando tendências e uma destas já está ocorrendo no presente, ou seja, o grande aparecimento de pequenas empresas. Vários são os motivos que nos levam a montar um negócio, que vão desde a vontade de ganhar dinheiro até a possibilidade de podermos caminhar em direção a autorealização.
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O Comportamento do Consumidor de Beachwear

Alessandra Perlatti, Anthoula Fyskatoris, Graziella Cabral Abrahão e Patrícia Emília Grejanin
Os trajes de banho surgiram no final do século XIX, quando o banho de mar deixou de ser praticado apenas com fins terapêuticos e tornou-se um hábito de lazer. Inicialmente impróprios para o banho de mar, pois cobriam praticamente todo o corpo, os trajes de banho sofreram, ao longo dos tempos, inúmeras transformações. Todavia, foi a partir dos anos 60 do século passado, com a popularização do biquíni motivada principalmente pela emancipação feminina e pela imposição de um novo padrão de beleza – a mulher magra, quase esquálida – que favorecia a exposição do corpo ao bronzeado, que o mercado de beachwear ganha importância, criando condições para sua expansão em todo o mundo.
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Moda e Identidade: a construção de um estilo próprio

Airton Embacher
A presente dissertação tem por objetivo analisar a importância do vestuário, do ponto de vista psicológico, ao longo do processo de constituição da identidade e identificar um movimento emancipatório que leve o sujeito a construir um estilo próprio, ou seja, uma maneira de se vestir que expresse o que ele está-sendo, considerando o que ele é sem-estar-sendo, que acompanhe seu desejo no movimento contínuo de concretização e que lhe permita apresentar-se como representante de si com autonomia.
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O corpo nas revistas femininas

Juliana Regina de Araújo Lima
Este estudo propõe uma observação sobre o corpo mostrado nas revistas femininas com o objetivo de buscar identificar as possíveis diferenças existentes nas formas de abordagens em duas publicações da área de moda. As revistas Manequim e L'Officiel foram selecionadas como representantes deste segmento, e a partir delas é proposta uma investigação em relação ao padrão de corpo ideal suscitado pela cultura contemporânea e divulgado pela mídia. Este trabalho investiga a existência de um corpo perfeito proposto pelas revistas e questiona se tal fato pode ser considerado uma realidade ou apenas uma meta inalcançável. Além disto, pretende compreender até que ponto a mídia é capaz de influenciar o comportamento das mulheres que vêem a si próprias através das revistas e como esta mulher incorpora a moda traduzida por este meio de comunicação em seu próprio estilo. Estes questionamentos permeiam toda a pesquisa e auxiliam no estudo das relações entre o corpo, a sociedade e a moda.
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Moda, arte e experiência estética

Ana Carolina Acom
Este artigo visa estabelecer uma aproximação, por meio da experiência estética, entre a moda e a arte. Apresentando as interfaces destas áreas do conhecimento e dialogando sob suas fronteiras tênues e perceptíveis. A análise se dá pelo viés da filosofia da arte, que busca as provocações estéticas vinculadas pelo observador da obra e seu artífice. Para ilustrar o tema, foram observados nos movimentos artísticos Futurista e Surrealista, correntes estéticas com pertinentes elementos da moda.
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Imagem, feminino e resistência na Moda

Andrea de Aguiar Cançado Azevedo
O presente trabalho visa analisar a imagem do feminino e sua resistência na Consultoria de Estilo, com base na obra O Espírito das Roupas – A Moda no Século XIX, de Gilda de Mello e Souza. Investigamos a imagem do feminino na citada obra, descrevendo os principais capítulos do livro que retratam a questão da feminilidade na moda do século XIX. Procuramos entender a evolução do vestuário e a consequente resistência de algumas mulheres da contemporaneidade com o feminino, tendo em vista a mudança comportamental da mesma com sua inserção no mercado de trabalho.
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Análise discursiva dos textos da revista Vogue Brasil e Estados Unidos

Nathalia da Costa King
Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos da revista Vogue brasileira e americana. O estudo será realizado a partir dos textos das chamadas de capa e dos Editoriaisde cada uma das revistas. Atualmente, a moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Os meios de comunicação têm sido utilizados, cada vez mais, como forma de dissipar a moda, sendo pela televisão, jornais, revistas ou internet. Por isso, se pretende enumerar os principais conceitos do Jornalismo de Moda, traçando um paralelo com seus textos jornalísticos. A análise desse material será feita de acordo com os princípios da análise do discurso. O trabalho está ancorado teoricamente em Fairclough (2001), Pinto (2002), Lipovetsky (1989), Crane (2006), Scalzo (2004) e Marques de Melo (2006).
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O Futurismo nas Coleções de Outono/Inverno 2009

Anna Thereza A. C. Reis Sá
Trata-se de uma breve análise das coleções dasgrifes Animale, Iodice, Reinaldo Lourenço, MarcellaVirzi, Priscilla Darolt, Glória Coelho, Carlota Joakina, e Cori, que apresentaram o Futurismo enquanto uma tendência da temporada de outono/inverno de 2009. Além de procurar paralelos entre essas coleções, em termos de formas, cores, tecidos ou cortes explorados em comum, procura-se também, analisar o Futurismo enquanto uma tendência de moda ao longo dos tempos, em que desde os anos 60, quando do seu surgimento, é uma constantemente revisitado por estilistas de épocas distintas.
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Fazer pensar o universo da Moda

Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto
Este trabalho relata uma parte da experiência vivenciada com alunos do curso de Design de Moda, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, para expor  abordagens diferenciadas em relação aos moldes tradicionais de transmissão de conhecimento que apresentam uma dicotomia entre a prática e a teoria e que afetam, de modo especial, o campo do Design de Moda e de outros cursos que têm como meta proporcionar o desencadear de devires.
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É possível fidelizar o cliente na indústria da moda?

Daniele Borges Pereira, Vagner Fabiano Gimenes e Sidney Nascimento do Carmo
Uma das funções do marketing é o relacionamento com clientes, mas de que forma podemos manter esse relacionamento e como podemos fidelizar esse cliente? Essa é a questão que tentaremos apresentar nesse artigo. O marketing de relacionamento está dividido em dois blocos: Gestão do planejamento estratégico de marketing, onde inclui-se as funções de posicionamento de marketing, propaganda, promoção, pesquisa, produtos e canais de venda; e Gestão de marketing de relacionamento, onde tem-se funções mais direcionadas como, banco de dados, serviços, manutenção, retenção, mensuração, comunicação com clientes e endomarketing. O conjunto desses itens visa oferecer um completo planejamento de relações sólidas com seus clientes aumentando as vendas e reduzindo despesas. Pesquisas afirmam que é cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que mante-lo, e por isso a retenção de clientes é uma questão de sobrevivência. Dentro do mundo da moda não podia ser diferente, pela variedade de produtos e estilos essa relação torna-se ainda mais complexa. Alguns casos como o da Camiseteria, Hope, Osklen e da Marisol, serão tratados nesse trabalho. 
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Você é nosso convidado a contribuir para a construção de um espaço para o pensamento acadêmico de Moda na internet: O Banco de Pesquisas Científicas da EnModa.
Participe!

QUEM PODE PARTICIPAR?

Graduados, Especialistas (ou cursando), Mestrandos e Mestres, Doutorandos e Doutores que tenham desenvolvido suas pesquisas na área de Moda - teórico; criação e desenvolvimento; comunicação; mercado - ou áreas afins.

QUE TRABALHOS SÃO ACEITOS?

• Artigos científicos completos
• TCCs - Trabalhos de Conclusão de Curso
• Monografias
• Dissertações
• Teses

COMO DEVEM SER ENVIADOS?

• O trabalho deve estar formatado de acordo com as normas da ABNT.
• É obrigatória a revisão gramatical e ortográfica do trabalho, pois ele será publicado como recebido.
• Caso o trabalho contenha imagens, elas devem estar inseridas nas páginas do arquivo que será enviado para publicação.
• O arquivo deve estar em extensão pdf e ter no máximo 3Mb.
• A submissão do trabalho é feita pelo e-mail: pesquisas@enmoda.com.br
• No corpo do e-mail devem obrigatoriamente constar:
  • Nome completo dos autores
  • Palavras-chave - máximo 5
  • Vínculo institucional
  • E-mail dos autores
  • Resumo - máximo 10 linhas
  • Fone dos autores

Após o envio do trabalho a equipe da EnModa entrará em contato com os autores. Ainda tem dúvidas?
Escreva para
pesquisas@enmoda.com.br
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Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


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