Banco de Pesquisas Científicas

ÚLTIMAS PESQUISAS PUBLICADAS

Leia aqui artigos científicos, TCCs, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidos no Brasil e países de língua portuguesa em várias áreas de moda.

Alta Moda Sustentável

Rafael Fagundes
Desenvolver uma coleção utilizando matéria-prima do setor automobilístico que seria descartado devido a falta da padronização estipulado pela empresa. Matérias como o tecido para revestimento dos assentos e os cintos de segurança que possuem muita resistência e estrutura serão usados para desenvolver peças em alta moda. As peças estruturadas e com volume como vestidos, saias e corsets, darão a identidade da coleção que será destinada a homens e mulheres com personalidade e estilo marcante. Com uma modelagem desenvolvida exclusivamente para os materiais citados darão conforto e versatilidade ao produto. A inspiração para o desenvolvimento do projeto vem das grandes metrópoles mundiais, unificando as diversidades culturais e transformar em um estilo universal.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Varejo está na Moda

Thiago Angelo Queiroz de Oliveira dos Santos
A dinâmica do varejo é um elemento necessário para o comércio varejista. Na moda também não é diferente. As tendências se alteram constantemente e cada vez mais é perceptível um “revival” no modo de se vestir. Da indústria da confecção até a distribuição dos produtos de moda vemos que a forma mais utilizada pelas grandes marcas ainda é a loja física, apesar do crescimento das lojas virtuais e mídias sociais.

De forma a descrever como o varejo está aliado com a Moda, o presente artigo tem por objetivo ilustrar como a associação desses dois fatores é importante para quem já possui ou tem por perspectiva abrir um negócio de moda. O artigo busca de forma simplificada difundir o conhecimento sobre esses dois assuntos de modo a reduzir certos erros na abertura de um negócio de moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Apropriações da Simbologia e Traje Maçônico para o Desenvolvimento de uma Coleção de Moda

Gabriela Ristoff
O estudo teve por objetivo destacar as características existentes nos símbolos e no traje pertencentes à Maçonaria, visando à transposição de seus elementos estéticos para a criação de uma coleção de moda. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa não-probabilística de natureza aplicada, possuindo abordagem qualitativa, através de método hipotético-dedutivo. A pesquisa apresenta, ainda, caráter exploratório, de cunho bibliográfico. Desta forma, procedeu-se, inicialmente, em uma análise sobre as possíveis origens da Sociedade Maçônica, bem como se explanou sobre a história da Ordem, desde seu primeiro registro formal, no que tange à Maçonaria Especulativa. Também foram abordados os princípios relativos à Sociedade, assim como a estrutura de seus Graus Simbólicos e Lojas. Após, foram assinalados os simbolismos maçônicos mais pertinentes para subsidiar a proposta de criação, explanando-se sobre os significados, além de apresentar o traje principal utilizado pela Sociedade, aliado aos seus demais aparatos. A análise de tais elementos possui caráter fundamental para a presente pesquisa, já que suas características foram aplicadas, posteriormente, em uma coleção de moda feminina prêt-à-porter para a marca italiana Dolce & Gabbana.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Cores: Um duelo entre teoria e prática

Daniella Romanato
O presente artigo apresenta alguns pontos que suscitam uma discussão sobre as dificuldades em ensinar, aprender e formar coloristas na área do design, em que um erro entre uma cartela de cores e a cor no produto final pode comprometer todo um trabalho.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A indústria cinematográfica hollywoodiana e a alta costura: as relações e influências entre as grifes e as estrelas, convergindo no sucesso de público Sex And The City

Bruna Mérida Pientznauer
Inserida no mercado industrial hollywoodiano há décadas, a moda representa o glamour, tanto dos personagens quanto dos atores. Seja nas telas do cinema ou nos desfiles do tapete vermelho, a moda se faz presente e influente na vida social. O ato de vestir-se carrega significados que evidenciam a transformação do pensamento no mundo Ocidental. O figurino auxilia na construção dos personagens, enquanto a moda faz girar a economia do vestuário ao reproduzir peças que foram utilizadas nos filmes. Como forma de propaganda e consumismo, cada costureiro expõe sua arte da maneira mais conveniente, e isso implica em investir nas atrizes de cinema para se fazer destaque na mídia, assim como essas também se aliam aos estilistas para se apresentarem impecavelmente elegantes aos olhos dos espectadores. O objetivo desta monografia é investigar a relação existente entre os grandes estilistas de alta costura do mundo e as estrelas do cinema hollywoodiano, evidenciando por que a série de TV Sex and the city se tornou referência no tema.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Vestidos de Noiva: Uma proposta de transformação de sonhos pessoais em realidades sociais

Marcela Campestrini Finger
O número de celebrações de casamento no mundo tem aumentado de forma
considerável e o traje nupcial, carregado de simbolismos, é de importância fundamental
nesse momento. A exclusividade do vestido de noiva, que materializa sonho e
identidade, tem movimentado muito o mercado brasileiro. A proposta desse artigo é a
abertura de um atelier de vestidos de noiva e, para tanto, resgata um estudo que
contextualiza historicamente a temática e mostra a inexistência atual de um modelo
padrão de vestuário ou de regras ligadas à moda, o que incentiva a criação de um atelier
que permita o acompanhamento individual e detalhado de todo o processo de escolha,
criação e confecção do traje, do início ao fim.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Marketing de Moda e Tendências de Diferenciação Competitiva das Marcas

Bárbara Alves das Chagas
O marketing possui um papel estratégico importante ao alavancar uma marca, um produto ou impulsionar a fidelização de clientes, e isso mantém-se fidedigno no mercado da moda há muitos anos. No entanto, com o desenvolvimento de novas organizações aumentou-se também a competitividade no setor, exigindo maior divulgação, criatividade e inovação. O presente artigo apresenta uma discussão acerca das novas técnicas de marketing utilizadas atualmente para alavancar uma empresa desse setor, sua evolução com o passar dos anos e suas tendências para o futuro da moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Colecionismo na Arte e na Moda

Valéria Campos Batista Didier e Chrys Uchoa Vilhena
Este trabalho refere-se ao memorial descritivo sobre o desenvolvimento de um editorial de moda. Para tanto, o tema escolhido como inspiração foi a vida e obra do artista Bispo Do Rosário (1909-1989). Bispo foi um homem com uma vida cheia de experiências, passou pela marinha, foi boxeador, trabalhou no Departamento de Tração de Bondes, na cidade do Rio de Janeiro e como empregado doméstico da família Leone, no bairro carioca do Botafogo. Com pouco mais de 30 anos foi diagnosticado com Esquizofrenia-Paranóide e passou seus últimos anos na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá/RJ. Lá desenvolveu obras artísticas, mesmo sem ter estudado ou se preparado para isso. A sua obra mais conhecida é O Manto da Apresentação que foi feito para que ele se apresentasse vestido com ela no Juízo Final. Nas obras de Bispo, se evidencia elementos como bagunça ordenada, uso de materiais do cotidiano para a construção de obras de arte e, principalmente, o colecionismo. A acumulação de objetos é o ponto de encontro escolhido para relacionar a arte de Bispo e a Moda. Assim, este editorial de 06 fotos será desenvolvido para a loja SMAC, especializada na venda de acessórios de moda. O editorial tem como ponto principal a apresentação de profunda mixagem de acessórios como colares, anéis, tiaras de cabeça e colares vista como tendência da moda atual.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Estudo sobre as diferentes classes sociais em um navio cruzeiro no início do século XX

Raquel Nogueira Brandão
O objetivo do projeto foi estudar os elementos que compunham cada divisão de classe dentro de um navio cruzeiro no início do século XX, pesquisando sobre o contexto histórico, social e economico do período, tanto na Europa como nos Estados Unidos, mostrando as princiapis características que potencializavam essa divisão. Um interesse pessoal por navios transatlânticos neste período trouxe a escolha do tema.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Compartilhamento Inserido na Economia Criativa e seu Impacto na Cadeia Têxtil

Eliane Maria da Silva, Luana Cordenunzzi, Maria Cristina Mansur, Marina Schnitzer, Stéfanie Brolio
 O compartilhamento em moda, considerado como elemento importante da economia criativa, é pauta para o estudo teórico em questão. Foram analisados fatores relevantes nesse âmbito, conforme as visões de GANSKY (2011) e FLORIDA (2011), de modo a apresentar o caso do blog de moda "Garotas Estúpidas", de Camila Coutinho. Como consequência, observou-se o uso de mídias digitais para o compartilhamento sombrio de informação e divulgação de marcas de moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Visual Merchandising: construindo um cenário de emoções no varejo de moda

Maria Aparecida Flores de Almeida
 O atual panorama do varejo de moda e a crescente concorrência do setor apontam para a necessidade da criação de ambientes diferenciados, onde os sentidos humanos são estimulados transformando o ponto de venda em um cenário de emoções positivas capazes de conquistar e fidelizar o consumidor. O presente artigo busca compreender a importância do Visual Merchandising no desenho da atmosfera de loja como também analisar o uso desta ferramenta na construção da imagem e identidade de marcas de moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda, Psicanálise e Cinema: Uma Abordagem Interdisciplinar

Ertz Clarck Melindre dos Santos
  Este artigo traz reflexões sobre possibilidades conceituais para o vocábulo moda. Busca-se estabelecer diálogos entre a psicanálise e o cinema, a partir de cenas dos filmes "Ensina-me a viver" (1971) e "A delicadeza do amor" (2011). A análise é subsidiada pela interdisciplinaridade aplicada às ciências humanas.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Tendências x exclusividade: comportamentos de consumo atuais

Ana Paula Alves Mudalen
Minha monografia,bem como meu trabalho prático (um caderno com estampas impressas digitalmente,em três tipos de tecido),abordam um pouco do atual comportamento de consumo;mostra que ,em geral, ninguém mais faz questão de seguir fortemente as tendências ,por mais que realmente elas sejam fortes e,embasado em livros de bons sociólogos,explica não só a dualidade e coexistência de diversos comportamentos de consumo,mas também sobre processos criativos e grandes criadores;além de mencionar a tecnologia,que sem dúvidas contribui para maior liberdade de criação,a exemplo do campo da Estamparia e impressoras digitais,que imprimem praticamente sem limites de cores e desenhos!Anexei algumas estampas de minha autoria,enviada para sites famosos como o Panólatras e também possuo meu caderno de estampas ,posso enviar algumas fotos,se desejarem!!!
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Noite escura, clara criação

Maria Clara de Almeida Sousa
Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa voltada para o desenvolvimento de produtos de moda no âmbito acadêmico. O tema de inspiração é a 'noite escura' de Madre Teresa de Calcutá interpretada à luz da alegoria da caverna (Platão) e da moda. A partir de uma abordagem conceitual direcionou-se para os conflitos vivenciados pela religiosa no confronto entre a realidade e a imagem que se faz do real.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos Para Micro e Pequenas Empresas de Confecção Trabalho

Herica Matoso dos Santos
O objetivo deste trabalho, apresentado para obtenção de título de especialista em Gerenciamento de Projetos, é desenvolver uma metodologia simplificada de gerenciamento de projetos, voltada para o planejamento e desenvolvimento de coleção em micro e pequenas empresas de confecção, com base nas práticas sugeridas pelo PMBOK. Pretende-se, com este projeto, criar um modelo que seja acessível, faça uso de ferramentas simples, porém eficientes no auxílio à tarefa de gestão.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Cosplay - Uma visão teatral sobre o hobby japonês

Thelma Menezes Carvalho
 Conhecer Cosplay como pessoas que se vestem como personagens de desenho japonês, é a forma mais resumida de tentar situar quem não conhece esse hobby, e também a mais limitada. 
Para fazer um e concorrer em suas competições, precisa-se muito mais que apenas vontade. O custo e a mão de obra, no Brasil, são limitadores, além do preconceito gerado por falta de conhecimento ou por ser considerada brincadeira de criança.
Essa Monografia visa primordialmente responder questões, mostrar o processo de criação de um Cosplay, promover um projeto inovador e esclarecedor, além de estreitar o conhecimento de que ele é gerador de renda e uma arte, como o Teatro e as Artes Plásticas.
 
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Publicidade de Moda

Milena Cássia Silva dos Santos
Na pesquisa foram analisadas campanhas publicitárias de moda, inicialmente, o corpo, suas relações dentro de determinadas culturas, os signos que o envolvem e a forma como a publicidade interfere no padrão estético contemporâneo. A dificuldade de criar uma identidade própria, com tantas informações invadindo e interferindo nas escolhas do cotidiano, e alguns canais de comunicação que agem no universo da moda também foram assuntos abordados no trabalho. A principal linha teórica utilizada foi a teoria semiótica de linha francesa de A. J. Greimas, para compreender os signos que envolvem uma imagem.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Turismo e consumo: um estudo da SPFW

Ariane Magalhães Guerato
Esta pesquisa aborda o turismo enquanto atividade econômica a partir da consolidação da sociedade de consumo e sua interligação com o evento de moda São Paulo Fashion Week. São poucas as referências bibliográficas e mercadológicas que tomam este evento como objeto de estudo, tanto na área do turismo como em outros ramos do conhecimento. Desta forma, encaramos a realização deste trabalho de conclusão de curso como um desafio.
Este estudo fundamenta-se na questão de como a moda e seus elementos vinculados à sociedade de consumo, interferem no comportamento das pessoas e estimula o turismo e o consumo nas sociedades contemporâneas.
Nossa fonte de informações centraram-se em obras relacionadas aos eventos e ao turismo em geral, notícias da mídia por meio televisivo e virtual, pesquisas realizadas e disponibilizadas pela SPTurismo e contatos com frequentadores da São Paulo Fashion Week.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A tecnologia nos processos de desenvolvimento de produto e na produção das micro e pequenas empresas de confecção do vestuário de Porto Alegre – RG e Sombrio - SC

Paula Rodrigues Bittencourt

O objetivo deste trabalho foi abordar a inserção da tecnologia nos processos de desenvolvimento de produto e na produção das micro e pequenas empresas de confecção de Porto Alegre  e Sombrio. O software CAD/CAM que permite economizar tempo e reduzir os custos de produção e desenvolvimento de produto, reduzindo o número de protótipos físicos e facilitando o encaixe. Sobretudo, o presente trabalho visa analisar como as micro empresas inserem a tecnologia em seus processos. O uso do sistema CAD (Desenho Assistido por computador) é uma tecnologia em que a computação suporta quase todas as áreas da confecção: design e criação, design têxtil, modelagem, ampliação, encaixe e risco, ficha técnica, cálculo de custos industriais, ordem de corte e gestão da produção. A evolução da tecnologia para a indústria do vestuário representa um fator significativo, possibilitando mudanças radicais que podem reduzir o tempo de fabricação do produto, acelerando e aperfeiçoando os processos.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Marca Tevah: um case de roupa sob medida no varejo de moda masculina

Iracema Jardim da Silva, Jaqueline Louise Biaggio Laux e Juliana Liberali
A proposta deste artigo é analisar quais os fatores que fazem um consumidor de roupa
masculina optar pela marca Tevah para efetivar uma compra de traje ou terno. A partir de uma
abordagem introdutória sobre alfaiataria e os conceitos que a envolvem, o estudo visa abordar
os aspectos que fazem com que esse cliente realize sua compra nas Lojas Tevah, mesmo
sabendo que pode encontrar o mesmo produto em outras lojas do ramo. Para tanto, serão
analisados conceitos sobre marketing e varejo, os fatores que influenciam a compra no
ambiente da loja, alguns aspectos comportamentais que envolvem a compra, além de uma
entrevista concedida pelo gerente comercial de uma das lojas Tevah em Porto Alegre.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Sustentabilidade nos acessórios de moda

Daniela Silveira Nunes da Silva, Janiara Brum e Pâmela Medeiros Carvalho
A pesquisa desenvolvida pelos designers e a indústria permite hoje, a criação de acessórios confeccionados a partir dos mais variados materiais e com design cada vez mais inovadores. Outro assunto que tem feito parte do universo dos designers é a sustentabilidade. Baseado nessas tendências realizou-se uma pesquisa que buscou compreender as estratégias de empresas que produzem acessórios de moda, mas especificamente joias e bijuterias que utilizam o conceito de
Design Sustentável. O estudo realizado nos mostra um cenário onde as empresas apresentam estratégias bem consolidadas pelas quais a criação dos acessórios a sua produção,
utilizando assim princípios do Ecodesign e do Life Cycle Design.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda e tecnologia: Emana®

Lívia Arcolini, Lívia Rosa, Juliana Mostaço, Thieli Soares, Vitória Santos
Este trabalho discorre sobre tecidos tecnológicos, mais especificamente sobre o tecido inteligente Emana® criado pelo grupo Rhodia a fim de ajudar as mulheres na redução das tão indesejáveis celulites e com o objetivo de atingir as tecelagens na compra do fio Emana® acrescentando essa tecnologia em seus produtos através de uma campanha de comunicação.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Design Emocional como Fator de Diferenciação no Desenvolvimento de Produtos de Moda Íntima

Letícia Ribeiro Tanaka
 O presente estudo tem como objetivo apresentar o Design Emocional como fator de diferenciação no desenvolvimento de produtos de Moda Íntima. Para tanto, abordou-se as principais características da lingerie e a atual situação do setor de Moda Íntima brasileira. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica que procurou mostrar as diversas modificações sofridas pelas roupas íntimas femininas ao longo da história. Buscou-se também, entender o Design Emocional, assim como, a hedonomia e o consumo emocional para a concepção de novos produtos. Os dados foram analisados e como resultado chegou-se à coleção proposta. Concluiu-se que a utilização da valorização da silhueta feminina, a utilização de materiais tecnológicos afim de melhor o aspecto da pele são formas de atender aos níveis viscerais, comportamentais e reflexivos do Design Emocional.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Ética no jornalismo de moda em revistas femininas: um estudo sobre o editorial de moda da Criativa e Elle, em 2007/2009

Evelyn Soler Haas
 Esta monografia destina-se a abordar a ética no jornalismo de moda veiculado em revistas direcionadas ao público feminino. Para poder realizar essa proposta utilizou-se o tema androginia com intuito de poder verificar o conteúdo do compromisso da prática jornalística nos moldes éticos. Para atingir esse objetivo foram escolhidos os editoriais de moda das revistas CRIATIVA e ELLE, no período de 2007 e 2009 na troca de temporada das coleções que seguem o calendário da indústria do vestuário. A eleição desses anos foi realizada porque são os que mais manifestaram dentro do século XXI o tema da androginia sugerido como fio condutor da análise. Cada etapa foi pensada para que se chegasse a um resultado final coeso e coerente com as normas éticas do jornalismo.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Planejamento da coleção "Negro é Lindo": Primavera - verão 2012/2013

Cynthia Maria Joaquim Batista dos Santos
A coleção, “Negro é Lindo” tem como propósito apresentar todas as etapas usadas no planejamento de uma coleção. O objetivo desta é trazer a discussão acadêmica à metodologia do planejamento e da criação de uma coleção. A construção foi estabelecida por meio de leituras e reflexões teóricas, bem como observações comportamentais do público escolhido e do mercado que atende suas necessidades. Trazendo definições de design, produto e as etapas de planejamento, essa coleção tem um apelo cultural e artístico voltado ao público negro.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Indies: Uma Tribo Urbana

Isadora Stein Elias e Carolina Moraes Hauqui
O presente artigo apresenta um estudo sobre tribos urbanas e aspectos do grupo denominado “Indie”. Trata-se de um estudo que mostra um conjunto de características e fatores determinantes para sua formação, identificação e conseqüentemente sua representação na sociedade atual.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Jornalismo de Moda e suas abordagens: Estudo comparativo entre o blog Sanduíche de Algodão e a Revista Estilo

Juliana Roll Gonçalves
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem comoobjetivo analisar as formas de abordagem da moda em blogs e revistas deste segmento. Para tanto, se perpassará por um panorama histórico do jornalismo, desde seu surgimento a gênese do jornalismo especializado, neste caso, o de moda. Em seguida, se analisarão os veículos jornalísticos e o correspondente foco dado à moda. Finalmente, se examinarão comparativamente os variados veículos especializados em moda, blog Sanduíche de Algodão e a revista Estilo. Atualmente, a moda tem ocupado espaço privilegiado na mídia e, com o surgimento das novas tecnologias, os blogs aparecem como novas fontes de informação. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em autores como Nelson Traquina (2008), Felipe Pena (2006), Ana Carolina Abiahy (2011), Marília Scalzo (2009), Pollyana Ferrari (2009) e Amaral, Recuero e Montardo (2009).
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Pesquisa de Tendências: Comportamento e consumo de Moda na era Google

Julie Gomes Vieira
Novas ferramentas de comunicação e difusão das informações desencadeiam novas posturas do consumidor. O presente trabalho propõe o estudo da pesquisa de tendências de comportamento e consumo de moda a partir da realidade virtual contemporânea, buscando identificar e analisar as novas formas de abordagem do mercado e as manifestações do consumidor enquanto "personagem" e "próprio autor" do discurso de moda movido na esfera virtual. O objetivo é compreender o que a internet pode oferecer em termos de pesquisa de tendências de moda e de que forma esse fenômeno tem se materializado. A investigação foi realizada a partir do estudo das metodologias utilizadas na pesquisa de tendências e através da observação e análise de conteúdos de sites, blogs e redes sociais, disponibilizados na rede.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda de Papel: O vestir nas páginas do suplemento Find!

Vanessa Kruchelski Huk
A presente pesquisa tem como objetivo compreender o enquadramento dado ao tema moda dentro do suplemento Find! do jornal Diário dos Campos. Para esta investigação, o estudo se utiliza de métodos quantitativos e qualitativos. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e documental. A análise do material jornalístico, juntamente como conceito de enquadramento, identifica a presença (ou ausência) do tema em um recorte da realidade produzido pelo jornalismo. Aspectos referentes ao conteúdo textual e ao layout do suplemento dominical, categorizados, se tornaram fundamentais para se alcançar o objetivo proposto.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Como uma Empresa pode Investir na Construção de sua Marca e Quais são as Vantagens de se ter uma Marca Bem Posicionada no Mercado

Michelle Ribeiro
 Com a recorrente discussão sobre a importância da construção da marca para o sucesso de uma empresa, o presente trabalho visa abordar um tema bastante discutido na área de Marketing, que é o estudo de posicionamento das marcas aliado ao um tema ainda pouco difundido no meio acadêmico, que é a Moda. O crescente aumento dos produtos e das novas marcas no mercado faz com que as empresas se vejam com o desafio de se diferenciarem entre as concorrentes e de estimular os consumidores por meio de ações estratégicas que o influenciem na decisão de compra.
Nesta pesquisa, iremos abordar como estratégias bem definidas de marketing, como por exemplo, o branding pode alavancar o processo de vendas e ganhar a fidelidade do consumidor.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A Moda Cria Objetos Portadores de Sinais e Significados

Stephanie Appler
Este artigo aborda a importância dos sinais e significados na moda. Tendo a inovação e a qualidade como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Frédéric sobre sociologia da moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Novas Práticas de Gestão: Um Olhar Sobre um Empreendimento Solidário de Moda

Débora Maria de Macedo Quaresma
Este artigo apresenta um estudo de caso que pretendeu analisar a gestão de um empreendimento solidário de moda social, em contraste com o entendimento corrente sobre a gestão de negócios, demonstrando, assim, as práticas de gestão desses tipos de empreendimento. Com isso, objetivou compreender se a realidade cotidiana de determinado contexto social pode influenciar a identidade dos processos criativos na produção de bens de moda enquanto negócio.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Comportamento de Consumo Masculino: Um Estudo das Práticas de Consumo de Vestuário de Jovens Amigos Músicos

Márcia Gabrielle Rodrigues Laux
Esta monografia foi desenvolvida para conhecer as características de consumo de um grupo de jovens do gênero masculino, músicos e que pertencem a Geração Y. Foi realizada uma pesquisa compreendendo jovens de Porto Alegre, Canoas e Capão da Canoa, na busca em detectar as características desse grupo, a sua motivação e freqüência de compra, verificar quais são as marcas e produtos de vestuário que eles mais consomem e investigar as ações de marketing as quais eles são mais sensíveis. Para realizar a pesquisa foi muito importante a comparação entre o que os pesquisados diziam e o que eles realmente faziam, por isso os métodos de pesquisa escolhidos foram o quantitativo, através da etnografia e o qualitativo, através de um questionário. As práticas de consumo, constatadas com os consumidores pesquisados, serão analisadas sob as teorias de comportamento e consumo dos autores Solomon, Shiffman, entre outros.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A Etapa de Modelagem do Vestuário em Algumas Confecções em Porto Alegre: O Olhar do Gestor

Mônica Silva e Silva
O mercado do vestuário apresenta-se cada vez mais competitivo. Diante
deste cenário, uma confecção de roupas precisa diferenciar-se para conquistar o seu
espaço e neste ramo a modelagem é uma importante ferramenta. Esta monografia
tem o objetivo de identificar a percepção dos empresários e gestores de empresas
de moda e vestuário de Porto Alegre para com a modelagem, diante do mercado
profissional que os mesmos tem acesso. Para tanto, o estudo baseou-se na análise
de dados estatísticos, bibliográficos e na pesquisa de campo. Procurou-se não
generalizar, mas identificar indícios do posicionamento dos investigados para que,
futuramente, possam contribuir na elaboração de ações de melhoria em qualificação
e produtividade.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Responsabilidade Socioambiental na Indústria da Moda

Paula Prado Retz
Este trabalho teve o objetivo de analisar as atuais relações entre a moda brasileira, as questões socioambientais e a percepção dos consumidores em relação à responsabilidade socioambiental no consumo de produtos sustentáveis. Também propõe uma reflexão acerca da valorização que a indústria da moda adquire ao adotar práticas de responsabilidade socioambiental, frente ao concorrente cenário em que se encontra. Destaca o envolvimento do setor com a questão, apresentando as ações praticadas pelas empresas que visam à melhoria da qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A Leitura Semiótica de um Produto de Design: Passo a Passo das Garotas Via Marte

Jurema Roehrs Trindade

O presente artigo trata de uma leitura visual à luz da semiótica de Charles Sanders Peirce (1838-1914) da bota cowgirl, um calçado da Via Marte, marca apontada como preferida em pesquisa de opinião entre noventa e oito mulheres. O processo de interpretação sígnica coloca como elementos significativos o intérprete e o interpretante. O intérprete é a mente interpretadora e o interpretante identifica as idéias retiradas do objeto imediato, o produto em leitura. Assim beleza, design e conforto, itens mais votados pelas intérpretes, constituem-se no ponto de partida para a percepção visual. No decorrer do desenvolvimento do trabalho, aspectos do produto são destacados quanto à tríade peirceana: o objeto, o representâmen (o signo em si)e o interpretante.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Acervo de Referências em Moda na Língua Portuguesa

Doroteia Baduy Pires
A elaboração desta bibliografia de moda e áreas afins teve início há 27 anos, numa época em que eram raras as publicações na língua portuguesa que tratassem do tema. Trata-se da retrospectiva das obras publicadas nos últimos 130 anos na língua portuguesa. O material compilado em ordem alfabética não foi submetido à avaliação de conteúdo. Consideramos publicações em formato de livros, revistas eletrônicas, artigos periódicos, anais, catálogos, vídeos, teses e dissertações, e também algumas obras que tratam do tema apesar dele não estar indicado no título.
Disponibilizando esta informação, quando apresentamos compilados mais de 900 títulos aos pesquisadores e estudiosos da moda, colaboramos com o avanço da pesquisa de moda no Brasil, contribuindo como fonte de informação para a constituição do acervo básico das bibliotecas de moda do país.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Estratégias Empresariais, Dinâmicas Informacionais e Identidade de Marca na Economia Criativa

Vladimir Sibylla Pires
Estudo centrado nas dinâmicas informacionais do processo de construção de identidades de marcas por centrais de criatividade, que se valem de redes originadas das interações comunicacionais empreendidas entre grupos de trabalho internos e os atores e grupos sociais externos a elas. Considera-se a informação em sua dimensão performativa. Vale-se de uma abordagem poliepistêmica da Ciência da Informação. Apresenta-se uma pesquisa empírica realizada em uma empresa da indústria da moda (Osklen), complementada por entrevistas com duas outras empresas da economia criativa.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Jornalismo de Moda: Uma Reflexão a Respeito de suas Peculiaridades

Luciana Morais Vieira da Silva
Esta monografia apresenta as peculiaridades do jornalismo de moda, utilizando para isso quatro pontos fundamentais. São eles: o conceito da atualidade/novidade; a importância da parte visual; a linguagem descontraída; e o papel do editor no momento da escolha do que é notícia. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, que ofereceu um panorama sobre a história da moda e do jornalismo cultural, além traçar um histórico sobre o jornalismo de moda e suas características. Outras ferramentas metodológicas usadas foram a entrevista e análises de conteúdo e de imagem de matérias da revista Bianchini, publicação que circula por Sorocaba e região.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Os Beatles: a influência da indústria na música

Cristina Chinen; Jacqueline Soares; Jéssica Espindola; Natalia Rolim; Yasmin Guimarães; Mayara Moraes
Este artigo relata o desenvolvimento projetual do trabalho do 3º semestre, com o objetivo de criar uma mini-coleção constituída por três looks, sendo look completo para a Primavera/ Verão 2011/ 2012. A peça tem como tema Design de Moda e Sociedade que a partir do levantamento das referências bibliográficas e iconográficas, pesquisa de campo para o público a qual queremos atingir, pesquisa referencial teórica sobre o tema a qual foi dito, sub-tema que é a origem do rock e delimitação do nosso objeto de estudo, os Beatles, buscamos conceito de criação.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Sistema Just in Time na confecção industrial

Cristine Rodrigues de Mello, Daniela Madeira Mainardi e Fernanda Yumi Torige
Este artigo apresenta um estudo sobre a implementaçãodo sistema Just in Time na confecçãoindustrial de moda, analisando seus pros e contras dentro da produção.Procurou-se sintetizar os conceitos e características da filosofia Just in Time e da cadeia de moda. Porfim foi considerada uma união destes dois sistemas e avaliado sua eficiência.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Estética Têxtil Pós-moderna: inovação, arte e sustentabilidade

Rafaela Blanch Pires
Este trabalho tem como objetivo destacar nos têxteis características de nosso estado sócio-cultural pósmoderno, o qual vive-se atualmente. Utiliza a pesquisa bibliográfica de fonte secundária para levantar as características da pós-modernidade, inovações na área têxtil, aplicações e funções dos tecidos surgidos nos últimos tempos. A partir dos dados obtidos, identifica as características da pósmodernidade na estética têxtil contemporânea. A pesquisa conclui que a simulação, hedonismo, desreferencialização, entre outras, são características também encontradas nos substratos têxteis, evidenciando a materialização e a influência da cultura contemporânea na criação têxtil.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Indies: A Tribo urbana do individualismo

Cristine Rodrigues de Mello, Daniela Madeira Mainardi e Fernanda Yumi Torige
Este artigo apresenta um estudo sobre a origem, definição e formação das tribos urbanas decorrentes da pós modernidade. Analisou-se uma das suas vertentes, a tribo indie, procurando identificar a sua origem, o que a caracteriza, como se comportam as pessoas deste grupo e quais as características que os define como um grupo urbano.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Emília: a marquesa feita à mão

Camila Aparecida Carneiro Fernandes

Esta pesquisa foi desenvolvida no sentido de mostrar como uma moda que trabalha com elementos e tema tipicamente brasileiros podem chegar a um resultado privilegiando sempre aquilo que é nosso. O tema Emília, a boneca-de-pano do ‟Sìtio do Pica-Pau Amarelo‟, foi estudada devido ao encantamento que possui, mesmo depois de quase um século de existência, e por possuir algumas características que a fazem semelhante ao nosso público-alvo. De acordo com seus figurinos, suas características e o modo como foi feita, foi desenvolvida uma coleção feminina adulta para a estação Verão 2009, que foi apresentada no desfile de conclusão da referida graduação. A intenção do presente trabalho é proporcionar uma contribuição para privilegiar a cultura brasileira, bem como a moda que é desenvolvida no país, e as roupas foram inspiradas no modo manual como foi feita a boneca-de-pano.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Ensinando o surgimento da minissaia com manequins de papel

Camila Aparecida Carneiro Fernandes
O curso de Design de Moda está infiltrado nas universidades, pregando além do luxo habitual uma forma de aprendizado e enriquecimento cultural. Percebeu-se que as matérias teóricas do mesmo não proporcionavam encantamento aos alunos quanto as matérias práticas, devido a criatividade que não era externada. É proposto o ensino de História da  Moda com o auxílio de manequins confeccionados em papel, uma vez observado a utilização do mesmo em sala de aula, bem como a grande quantidade de textos da matéria analisados em aula  e por meio da internet e livros. Os resultados desta proposta são atraentes, devido aos inúmeros benefícios para o envolvidos, inclusive o maior comprometimento com os estudos e consequentemente com o ato de criar do designer.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Releitura de moda nas obras de Beatriz Milhazes

Evelly Juliane Rocha

O trabalho de conclusão de curso apresentado tem como o tema Beatriz Milhazes, uma artista plástica Brasileira e contemporânea que se inspira no tropicalismo do nosso país para criar quadros com pinturas pictóricas e faz o uso da técnica do carimbo em suas obras. Essa técnica que o trabalho vem apresentar dentro da moda como estamparia faz uma releitura das pinturas mais marcantes de Milhazes. O objetivo do trabalho é desenvolver uma coleção que fale sobre as diversas possibilidades de criar estampas abordando a poética das obras de Beatriz Milhazes na moda. Com estampas exclusivas, experimento da técnica de carimbo, tecidos adequados para a técnica, shapes femininos e uso de aplicação de bordado, criando peças diferenciadas para um novo olhar entre arte e moda.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Vestindo personagens: o figurino cinematográfico como influência de moda

Jéssica da Costa Gonçalves
Apresentando os conceitos da linguagem do cinema e seus signos, este trabalho observa e identifica como estes elementos são inseridos nos filmes e influenciam a sociedade expectadora e receptora da mensagem. Através da analise do figurino de filmes observa-se os ícones e suas influências. Essa pesquisa aponta as principais tendências cinematográficas no ambiente da moda do ponto de vista cultural e de reprodução de signos.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Os signos determinam o estilo?

Giselle Pinho Borba
Este artigo pretende analisar as formas com que interpretamos as linguagens não verbalizadas e os signos, especificamente no campo da moda, tendo como base o livro "Moda também é texto", da autora Sandra Ramalho e Oliveira.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Uma análise dos fatores de decisão de compra e recusa no varejo on-line de produtos do vestuário

Eliane Regina Bordinhão Dias

Este trabalho de forma direcionada, procura trazer informações específicas sobre a forma de decidir da consumidora mulher de classe B, na compra on-line no setor vestuário; para isto baseia sua metodologia de estudo em duas bases de análise: o ponto de vista da empresa e o ponto de vista da consumidora. Num primeiro momento faz o levantamento de informações bibliográficas e dados secundários para ampliar os conhecimentos sobre o comportamento do consumidor e venda on-line. Como primeira base de análise traz o ponto de vista da empresa e para isto traz estudo de casos de duas empresas que desenvolvem o trabalho de venda on-line de artigos do vestuário, como atividade complementar à empresa física varejista já existente. Numa segunda base de análise, avalia o ponto de vista da consumidora: para isto foi feita uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. No final do estudo, apresentam-se recomendações para empresas que queiram entender melhor as consumidoras de venda on-line.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A Roupa no Museu

Renata Vieira Lopes
As roupas são retratos das mudanças sociais, históricas, econômicas e culturais da sociedade. Entendê-las e preservá-las é de grande importância. Cabe aos museus esse papel: instituição de caráter pedagógico e responsável pela salvaguarda das mais diversas coleções. É nesse contexto que pretendo investigar como quatro instituições brasileiras (histórica, artística, temática e têxtil) lidam com as roupas enquanto acervo e enquanto parte da cultura material de uma sociedade; quais os principais problemas enfrentados no armazenamento, conservação e exposição e qual a importância desse tipo de acervo para o desenvolvimento de pesquisas e para a moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Jazz e a Moda no Brasil: algumas reflexões

Fernanda Ribeiro
Este trabalho tem como temática as influências do jazz e da moda dos anos 1920 na moda atual e nos músicos de jazz de Porto Alegre no século XXI. Esta temática se justifica, pois há poucos estudos que relacionam moda e música e nenhum sobre o jazz e a moda. Além disso, o jazz é um estilo musical consagrado mundialmente e que teve grande importância e influência na moda, principalmente nos anos 20, sendo que alguns historiadores inclusive consideram esse período como a “era do Jazz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de entrevistas com músicos da banda RM de jazz de Porto Alegre. Acredita-se, portanto, que se a roupa é uma forma de comunicação, temos que entender de onde vem sua identidade e história.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Projeto Croqui: o espelho do traço

Daniela de Oliveira Brito
O presente trabalho tem como principal objetivo apontar e relacionar algumas normas e padrões de desenho de moda e suas proporções bem como identificar novas propostas de croquis e ilustrações com caráter expressivo e pessoal. O relato e apresentação doprocesso de criação de uma peça de moda através do “Projeto Croqui”, será o foco central de todo esse trabalho.O estudo é desenvolvido, mediante pesquisa bibliográfica e análise de ilustrações feita por outros artistas. Por fim, aborda-se um breve percurso da ilustração e minhas experiências pessoais com relação ao desenho e a moda, juntamente com o projeto prático a ser apresentado.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

A Estrutura da Publicidade de Moda

Sara Araujo Gobbi e Bruno Alonso da Silva
Considerando o aspecto simbólico das mercadorias na sociedade contemporânea e sua função como definidoras de status social, o artigo em questão pretende fazer uma reflexão sobre a estruturação dos anúncios de moda veiculados na revista Vogue. Abordando a questão teórica dos principais elementos que compõem um anúncio, assim como a questão do valor/uso dos bens de moda e a relação de consumo da sociedade pós-moderna, este trabalho teve como material de análise os anúncios de grifes nacional e internacionalmente conhecidas que foram veiculados na revista Vogue. No decorrer do texto esclarecem-se algumas informações sobre a funcionalidade de cada elemento presente em um anúncio, do mesmo modo que são analisados alguns anúncios estabelecendo uma relação entre o uso de determinado elemento e a sua importância em uma peça de moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda e Consumo Popular: como as mudanças ocorridas nas classes populares afetam as lojas varejistas

Carolina Santos Garcia

As mudanças econômicas trazidas pelo Plano Real possibilitaram o ingresso no mercado de consumo de uma série de consumidores de baixa renda. Como resultado, verifica-se entre os consumidores emergentes uma transição para um estilo de compra mais próximo ao da classe média, aumentando também o nível de exigência em relação aos bens de consumo. Através do estudo do consumo, especialmente do consumo de moda, pode-se conhecer diversos aspectos da sociedade contemporânea como a relação entre os diferentes grupos sociais, as distinções e a influência dos apelos comunicacionais exercidos pelos meios de comunicação de massa. O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns dos aspectos mercadológicos, sociais e comunicacionais envolvidos no consumo de moda e verificar como as mudanças ocorridas no padrão de consumo da Classe C afetam as lojas populares varejistas, tomando com exemplo as Lojas Marisa.

Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Coolhunting: pesquisador e suas metodologias

Julia Isoppo Picoli
Hoje em dia, as marcas de moda precisam acompanhar as mudanças nas preferências do consumidor. Marcas são confrontadas com a difícil tarefa de desenvolver continuamente novas propostas. As características do mercado da moda criaram a possibilidade de emergência de uma nova abordagem nas tendências da investigação: o coolhunting. Focada em localizar as tendências entre as culturas jovens, os coolhunters desenvolveram métodos de descoberta de novas atitudes, movimentos, desejos e todos os tipos de alterações relevantes no mercado da moda. Eles usam ferramentas de áreas como psicologia e antropologia na pesquisa e interpretação de tendências. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: entrevistas diretas com os profissionais e gerentes de agências, análise de informações e a concepção de um modelo de trabalho coolhunting. O modelo captura as metodologias de trabalho essencial de coolhunting e os processos de trabalho resultantes de abordagens individuais.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Que maravilha, Elke a apátrida de Itabira!

Juliana Romualdo Guedes Silva
Elke Grunnup Evremides, ou Elke Maravilha, mesmo não sendo brasileira de nascimento, veio para o Brasil aos 6 anos de idade e se considera de coração mineiro, brasileiro.
A vida e os feitos de uma mulher que carrega várias etnias e heranças de quase todo o planeta em um só corpo, servem de ponto de partida para este estudo. Todo o seu universo pessoal - suas origens, sua família, sua história, seus gostos e costumes - forma a base de construção dessa coleção de calçados do Outono/Inverno 2009.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Implantação da Teciteca no Senai Rio do Sul

Graziela Brunhari Kauling
A indústria têxtil se destaca no cenário nacional, portanto é necessário investir idéias em projetos neste segmento. Além das tecitecas, existem os museus de tecidos, as modatecas, aviotecas, entre outros. A implantação de tecitecas nas Faculdades de Moda, Design e Vestuário são hoje um grande diferencial que vem agregando valor e conhecimento para alunos e comunidade. Trata-se de um projeto que auxilia a pesquisa específica da matéria-prima de forma prática. Para alunos da área de moda e têxtil é essencial conhecer sobre a principal matéria-prima utilizada na indústria de confecção, o tecido. Este conhecimento torna-se plausível quando há uma teciteca na instituição de ensino. Desta forma, o projeto de implantação de uma teciteca no SENAI Rio do Sul foi aprovado e realizado com sucesso, além de uma pesquisa sobre as principais tecitecas do país.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O vestuário através dos séculos e o início da Moda

Priscila Haluschko Manso
A história da vestimenta começa com Adão e Eva, ligando folhas de figueira para formar uma cinta. Daí para frente, a vestimenta evolui para peles de animais, com, e depois sem pêlos, até que os seres humanos descobriram a tecelagem. Com esse advento, as roupas acabaram mudando muito através dos séculos, pelo aprimoramento dessa tecnologia, até que, no início do Renascimento, começaram a surgir as primeiras pessoas responsáveis pela “produção” de roupas, dando início a moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O cenário de atuação do profissional de criação de Moda

Karla Mazzotti
Este trabalho tem como objetivo descrever e apontar alguns dos fatores que causam bloqueios à criatividade do profissional de moda. Iniciou-se a pesquisa revisando material bibliográfico acerca de fatores que auxiliam os processos de criação. Objetivou-se, também, colher dados para relacionar estudos revistos às questões de: bloqueios à ação de gerar ideias; ambientes de trabalho e o ser criativo. A contribuição deste trabalho apresenta-se nos dados de entrevistas feitas com profissionais e professores da moda sobre a criatividade que a profissão de estilista exige, principalmente, quando esse profissional está vinculado a uma determinada empresa e/ ou organização.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Montar um novo negócio não é tão simples!

Armando Lourenzo Moreira Júnior
Temos visto que diversos especialistas estão apontando tendências e uma destas já está ocorrendo no presente, ou seja, o grande aparecimento de pequenas empresas. Vários são os motivos que nos levam a montar um negócio, que vão desde a vontade de ganhar dinheiro até a possibilidade de podermos caminhar em direção a autorealização.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Comportamento do Consumidor de Beachwear

Alessandra Perlatti, Anthoula Fyskatoris, Graziella Cabral Abrahão e Patrícia Emília Grejanin
Os trajes de banho surgiram no final do século XIX, quando o banho de mar deixou de ser praticado apenas com fins terapêuticos e tornou-se um hábito de lazer. Inicialmente impróprios para o banho de mar, pois cobriam praticamente todo o corpo, os trajes de banho sofreram, ao longo dos tempos, inúmeras transformações. Todavia, foi a partir dos anos 60 do século passado, com a popularização do biquíni motivada principalmente pela emancipação feminina e pela imposição de um novo padrão de beleza – a mulher magra, quase esquálida – que favorecia a exposição do corpo ao bronzeado, que o mercado de beachwear ganha importância, criando condições para sua expansão em todo o mundo.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda e Identidade: a construção de um estilo próprio

Airton Embacher
A presente dissertação tem por objetivo analisar a importância do vestuário, do ponto de vista psicológico, ao longo do processo de constituição da identidade e identificar um movimento emancipatório que leve o sujeito a construir um estilo próprio, ou seja, uma maneira de se vestir que expresse o que ele está-sendo, considerando o que ele é sem-estar-sendo, que acompanhe seu desejo no movimento contínuo de concretização e que lhe permita apresentar-se como representante de si com autonomia.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O corpo nas revistas femininas

Juliana Regina de Araújo Lima
Este estudo propõe uma observação sobre o corpo mostrado nas revistas femininas com o objetivo de buscar identificar as possíveis diferenças existentes nas formas de abordagens em duas publicações da área de moda. As revistas Manequim e L'Officiel foram selecionadas como representantes deste segmento, e a partir delas é proposta uma investigação em relação ao padrão de corpo ideal suscitado pela cultura contemporânea e divulgado pela mídia. Este trabalho investiga a existência de um corpo perfeito proposto pelas revistas e questiona se tal fato pode ser considerado uma realidade ou apenas uma meta inalcançável. Além disto, pretende compreender até que ponto a mídia é capaz de influenciar o comportamento das mulheres que vêem a si próprias através das revistas e como esta mulher incorpora a moda traduzida por este meio de comunicação em seu próprio estilo. Estes questionamentos permeiam toda a pesquisa e auxiliam no estudo das relações entre o corpo, a sociedade e a moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Moda, arte e experiência estética

Ana Carolina Acom
Este artigo visa estabelecer uma aproximação, por meio da experiência estética, entre a moda e a arte. Apresentando as interfaces destas áreas do conhecimento e dialogando sob suas fronteiras tênues e perceptíveis. A análise se dá pelo viés da filosofia da arte, que busca as provocações estéticas vinculadas pelo observador da obra e seu artífice. Para ilustrar o tema, foram observados nos movimentos artísticos Futurista e Surrealista, correntes estéticas com pertinentes elementos da moda.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Imagem, feminino e resistência na Moda

Andrea de Aguiar Cançado Azevedo
O presente trabalho visa analisar a imagem do feminino e sua resistência na Consultoria de Estilo, com base na obra O Espírito das Roupas – A Moda no Século XIX, de Gilda de Mello e Souza. Investigamos a imagem do feminino na citada obra, descrevendo os principais capítulos do livro que retratam a questão da feminilidade na moda do século XIX. Procuramos entender a evolução do vestuário e a consequente resistência de algumas mulheres da contemporaneidade com o feminino, tendo em vista a mudança comportamental da mesma com sua inserção no mercado de trabalho.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Análise discursiva dos textos da revista Vogue Brasil e Estados Unidos

Nathalia da Costa King
Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos da revista Vogue brasileira e americana. O estudo será realizado a partir dos textos das chamadas de capa e dos Editoriaisde cada uma das revistas. Atualmente, a moda possui um papel extremamente importante na sociedade e no comportamento de cada indivíduo. Ela não dita apenas tendências, mas também estilos de vida. Os meios de comunicação têm sido utilizados, cada vez mais, como forma de dissipar a moda, sendo pela televisão, jornais, revistas ou internet. Por isso, se pretende enumerar os principais conceitos do Jornalismo de Moda, traçando um paralelo com seus textos jornalísticos. A análise desse material será feita de acordo com os princípios da análise do discurso. O trabalho está ancorado teoricamente em Fairclough (2001), Pinto (2002), Lipovetsky (1989), Crane (2006), Scalzo (2004) e Marques de Melo (2006).
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

O Futurismo nas Coleções de Outono/Inverno 2009

Anna Thereza A. C. Reis Sá
Trata-se de uma breve análise das coleções dasgrifes Animale, Iodice, Reinaldo Lourenço, MarcellaVirzi, Priscilla Darolt, Glória Coelho, Carlota Joakina, e Cori, que apresentaram o Futurismo enquanto uma tendência da temporada de outono/inverno de 2009. Além de procurar paralelos entre essas coleções, em termos de formas, cores, tecidos ou cortes explorados em comum, procura-se também, analisar o Futurismo enquanto uma tendência de moda ao longo dos tempos, em que desde os anos 60, quando do seu surgimento, é uma constantemente revisitado por estilistas de épocas distintas.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

Fazer pensar o universo da Moda

Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto
Este trabalho relata uma parte da experiência vivenciada com alunos do curso de Design de Moda, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, para expor  abordagens diferenciadas em relação aos moldes tradicionais de transmissão de conhecimento que apresentam uma dicotomia entre a prática e a teoria e que afetam, de modo especial, o campo do Design de Moda e de outros cursos que têm como meta proporcionar o desencadear de devires.
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download

É possível fidelizar o cliente na indústria da moda?

Daniele Borges Pereira, Vagner Fabiano Gimenes e Sidney Nascimento do Carmo
Uma das funções do marketing é o relacionamento com clientes, mas de que forma podemos manter esse relacionamento e como podemos fidelizar esse cliente? Essa é a questão que tentaremos apresentar nesse artigo. O marketing de relacionamento está dividido em dois blocos: Gestão do planejamento estratégico de marketing, onde inclui-se as funções de posicionamento de marketing, propaganda, promoção, pesquisa, produtos e canais de venda; e Gestão de marketing de relacionamento, onde tem-se funções mais direcionadas como, banco de dados, serviços, manutenção, retenção, mensuração, comunicação com clientes e endomarketing. O conjunto desses itens visa oferecer um completo planejamento de relações sólidas com seus clientes aumentando as vendas e reduzindo despesas. Pesquisas afirmam que é cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que mante-lo, e por isso a retenção de clientes é uma questão de sobrevivência. Dentro do mundo da moda não podia ser diferente, pela variedade de produtos e estilos essa relação torna-se ainda mais complexa. Alguns casos como o da Camiseteria, Hope, Osklen e da Marisol, serão tratados nesse trabalho. 
Visualizar Download
Leia mais
Visualizar Download
Você é nosso convidado a contribuir para a construção de um espaço para o pensamento acadêmico de Moda na internet: O Banco de Pesquisas Científicas da EnModa.
Participe!

QUEM PODE PARTICIPAR?

Graduados, Especialistas (ou cursando), Mestrandos e Mestres, Doutorandos e Doutores que tenham desenvolvido suas pesquisas na área de Moda - teórico; criação e desenvolvimento; comunicação; mercado - ou áreas afins.

QUE TRABALHOS SÃO ACEITOS?

• Artigos científicos completos
• TCCs - Trabalhos de Conclusão de Curso
• Monografias
• Dissertações
• Teses

COMO DEVEM SER ENVIADOS?

• O trabalho deve estar formatado de acordo com as normas da ABNT.
• É obrigatória a revisão gramatical e ortográfica do trabalho, pois ele será publicado como recebido.
• Caso o trabalho contenha imagens, elas devem estar inseridas nas páginas do arquivo que será enviado para publicação.
• O arquivo deve estar em extensão pdf e ter no máximo 3Mb.
• A submissão do trabalho é feita pelo e-mail: pesquisas@enmoda.com.br
• No corpo do e-mail devem obrigatoriamente constar:
  • Nome completo dos autores
  • Palavras-chave - máximo 5
  • Vínculo institucional
  • E-mail dos autores
  • Resumo - máximo 10 linhas
  • Fone dos autores

Após o envio do trabalho a equipe da EnModa entrará em contato com os autores. Ainda tem dúvidas?
Escreva para
pesquisas@enmoda.com.br
Facebook Facebook LinkedIn Instagram You Tube
Indique esse site
X
Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


Av. Sagitário, 138 Torre 2 City cj. 905/906 Alphaville 06473-073 Barueri SP   55 (11) 4195 6275