Curta Duração

Jornalismo de Moda

O curso se aprofunda nas peculiaridades do texto de moda, nos editoriais, na cobertura de desfiles, na análise e crítica de moda. 
Os diferentes tipos de blogs e orientações para tornar o blog lucrativo são abordadas.
Além disso, um capítulo dedicado à assessoria de imprensa mostra o lado do jornalismo empresarial.
 
Duração: 2 meses
Início: imediato
Carga horária: 32 horas.
Matricule-se

Programa

MÓDULO 1 - A MODA 
AULA 1
1.1 - O QUE É A MODA? ENTENDENDO A ROUPA, A INDUMENTÁRIA, A MODA E O ESTILO
1.1.b - MODA x ESTILO x INDUMENTÁRIA x ROUPA x VESTUÁRIO
1.2 - A SOCIEDADE REFLETIDA NA MODA
1.3 - MODA BRASILEIRA
1.4 - MODA CONCEITUAL E MODA COMERCIAL: A CRIATIVIDADE E O MERCADO
1.5 - ALTA-COSTURA E PRÊT-À-PORTER
 
MÓDULO 2 - O JORNALISMO 
AULA 2
2.1 - COMUNICAÇÃO E JORNALISMO
2.2 - O JORNALISMO, A IMPARCIALIDADE, A INTERPRETAÇÃO E A OPINIÃO
2.3 - CARACTERÍSTICAS DA NOTÍCIA E FORMAS DE REPORTÁ-LA
2.4 - CADA VEÍCULO UM FORMATO
2.5 - A ORIGEM DA NOTÍCIA
 
MÓDULO 3 - O JORNALISMO DE MODA 
AULA 3
3.1 - O PROFISSIONAL JORNALISTA DE MODA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EXIGIDAS PELO MERCADO
3.2 - QUANDO A MODA É NOTÍCIA: ENTENDENDO OS PROCESSOS DA MODA
3.3 - QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NO PROCESSO DE ADOÇÃO DE UMA NOVA MODA?
3.4 - BIOTIPO DE MODELO
 
 
AULA 4
4.1 - OS ELOS DA CADEIA TÊXTIL E SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS NA REPORTAGEM.
4.2 - O TEXTO E A IMAGEM NO JORNALISMO DE MODA
4.3 - EDITORIAL DE MODA
 
AULA 5
5.1 - AS ADAPTAÇÕES PARA CADA PERFIL DE PÚBLICO
5.2 - FEMININO
5.3 - TEEN E TWEEN
5.4 - MASCULINO
 
AULA 6
6.1 - INFORMAÇÃO X OPINIÃO. CONCEITO DE CRÍTICA JORNALÍSTICA
6.2 - COMO FAZER CRÍTICA JORNALÍSTICA DE MODA
6.3 - A COBERTURA DE DESFILES
6.4 - MUITO ALÉM DAS PASSARELAS. OS DIVERSOS TIPOS DE EVENTOS DE MODA
 
AULA 7
7.1 - ASSESSORIA DE IMPRENSA NO SEGMENTO DE MODA
7.2 - PRESS-RELEASE E PRESS-KIT DE MODA
7.3 - ATUAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA NOS DESFILES
 
AULA 8
8.1 - A MODA NA BLOGOSFERA
8.2 - TIPOS DE BLOGS
8.3 - POR QUE TER UM BLOG DE MODA?
8.4 - COMO COMEÇAR?
8.5 - COMO TORNAR SEU BLOG LUCRATIVO

Mercado de trabalho


O jornalista de moda desenvolve matérias que reportem fatos e novidades do universo da moda ao público através de veículos de comunicação como revistas, jornais, internet, tv e rádio, elabora pauta, realiza produção jornalística e reportagem. 
 
Desenvolve trabalho de edição de moda, envolvendo elaboração do conceito do editorial, seleção e contratação de fotógrafo, modelo, cabeleireiro, maquiador e produtor de moda, bem como aprovação final e edição de todo o trabalho desenvolvido por esses profissionais. 
 
Faz a cobertura de eventos, análise e crítica de moda. 

Investimento

6X de R$ 125,00 no cartão de crédito ou
R$ 750,00 à vista no boleto ou depósito
20% DE DESCONTO para Ex-alunos EnModa e assinantes do Carreira Fashion há mais de 3 meses.
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As salas de aula virtual da EnModa estão montadas em uma plataforma própria, desenvolvida especificamente com ferramentas e recursos para atender as necessidades de nossos alunos.

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Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


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