Curta Duração

Marketing de Moda
O curso de Marketing de Moda aborda tudo o que é necessário para o sucesso de uma marca. 

Você vai conhecer as ferramentas de marketing disponíveis e aprender a identificar as características dos consumidores.

O curso indica procedimentos e cuidados com a informação, fala sobre pesquisas de mercado, e descreve estratégias e ações táticas que podem gerar diferenciação e apoiar a construção de uma marca de moda.
Duração: 2 meses
Início: imediato
Carga horária: 32 horas.
Matricule-se

Programa

AULA 1: A MODA E O MARKETING
1.1 - INTRODUÇÃO
1.2 - O PAPEL DA MODA
1.3 - ONDE O MERCADO É RELEVANTE, O MARKETING SÓ PODE SER IMPORTANTE
1.3.1 - A DEFINIÇÃO DE MARKETING
1.4 - FILOSOFIA DE MARKETING x DEPARTAMENTO DE MARKETING
1.5 - CONCEITOS BÁSICOS PARA A PRÁTICA DO MARKETING
1.5.1 - NECESSIDADES E DESEJOS
1.5.2 - SATISFAÇÃO
1.5.3 - VALOR
 
AULA 2: O AMBIENTE DE MERCADO
2.1 - O AMBIENTE DE MARKETING E SEUS ELEMENTOS / FORÇAS
2.1.1 - OS FORNECEDORES DA EMPRESA
2.1.2 - OS CONCORRENTES DA EMPRESA
2.1.3 - OS DISTRIBUIDORES OU TERCEIROS QUE REVENDEM OS PRODUTOS DA EMPRESA
2.1.4 - VARIÁVEIS EXTERNAS
2.1.5 - AMBIENTE DEMOGRÁFICO
2.1.6 - AMBIENTE ECONÔMICO
2.1.7 - AMBIENTE NATURAL
2.1.8 - AMBIENTE TECNOLÓGICO
2.1.9 - AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL
2.1.10 - AMBIENTE SOCIOCULTURAL
 
AULA 3: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
3.1 - ASPECTOS INDIVIDUAIS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
3.1.1 - MOTIVAÇÃO
3.1.2 - PERCEPÇÃO
3.1.3 - ATITUDES
3.1.4 - ESTILO DE VIDA E PERSONALIDADE
3.1.5 - AUTOCONCEITO
3.2 - ASPECTOS INTERPESSOAIS E AMBIENTAIS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
3.1.2 - GRUPOS DE REFERÊNCIA
3.2.2 - A CULTURA
3.3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
AULA 4: INFORMAÇÃO, PESQUISA E DECISÕES ESTRATÉGICAS
4.1 - INFORMAÇÕES PARA O SUCESSO DA EMPRESA DE MODA: TENDÊNCIAS, CONSUMIDOR E AMBIENTE COMPETITIVO
4.2 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
4.2.1 - SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS
4.2.2 - INTELIGÊNCIA DE MARKETING
4.2.3 - PESQUISA DE MERCADO
4.2.3.1 - OS TIPOS DE PESQUISA
4.2.4 - QUE INFORMAÇÕES PROCURAR E O QUE FAZER COM ELAS
4.3 - AS DECISÕES ESTRATÉGICAS PARA A EMPRESA / MARCA DE MODA: SEGMENTAÇÃO, ALVO E POSICIONAMENTO
4.3.1 - AUDITORIA (PERGUNTAS)
4.3.2 - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
4.3.3 - SELEÇÃO DO MERCADO-ALVO
4.3.4 - POSICIONAMENTO DE MERCADO
4.3.5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE INFORMAÇÃO, PESQUISA E DECISÕES ESTRATÉGICAS
 
 
AULA 5: DECISÕES DE PRODUTOS E MARCAS
5.1 - O MARKETING MIX (AS FERRAMENTAS PARA FAZER O SUCESSO DA EMPRESA / MARCA)
5.2 - COMO ENCARAR UM PRODUTO DE MODA
5.2.1 - O CICLO DE VIDA DO PRODUTO DE MODA
5.2.1.1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O CICLO DE VIDA DE PRODUTOS DE MODA
5.2.1.2 - OS CONSUMIDORES NÃO SÃO TODOS IGUAIS NA VELOCIDADE COM QUE ADOTAM O PRODUTO DE MODA
5.3 - A GESTÃO DO MIX DE PRODUTOS
5.4 - A GESTÃO DE MARCA
5.5 – INOVAÇÃO
 
AULA 6: DECISÕES DE PREÇOS E DISTRIBUIÇÃO
6.1 – DECISÕES DE PREÇO
6.1.1 - O CONCEITO DE PREÇO
6.1.2 - AS ANÁLISES NECESSÁRIAS PARA A DECISÃO DE PREÇO
6.1.2.1 - ANÁLISE DOS CUSTOS
6.1.2.2 - ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
6.1.2.3 - ANÁLISE DA DEMANDA
6.1.2.4 - ANÁLISE DO CONSUMIDOR
6.1.3 - OBJETIVOS DA ESTRATÉGIA DE PREÇO
6.1.4 - TIPOS DE ESTRATÉGIA DE PREÇO
6.2 – A ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
6.2.1 - OS CANAIS DE MARKETING
6.2.2 - NÍVEIS DE CANAIS DE MARKETING
6.2.3 - OS TIPOS DE INTERMEDIÁRIOS
6.2.4 - ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE DISTRIBUIÇÃO
6.2.5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO
 
AULA 7: DECISÕES DE COMUNICAÇÃO
7.1 – O QUE É COMUNICAÇÃO?
7.2 – POR QUE COMUNICAÇÃO INTEGRADA?
7.3 – AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
7.3.1 – MATERIAL DE APOIO À VENDA PESSOAL
7.3.2 – EVENTOS
7.3.3 – PROPAGANDA 
7.3.4 – ASSESSORIA DE IMPRENSA/ RELAÇÕES PÚBLICAS
7.3.5 – PROMOÇÃO DE VENDAS
7.3.6 – MERCHANDISING OU MATERIAL DE PONTO DE VENDA
7.3.7 – MARKETING DIRETO
7.3.8 – INTERNET - REDES SOCIAIS E MÍDIA SOCIAL
7.3.9 – PATROCÍNIO 
7.4 – A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
7.5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMUNICAÇÃO
 
AULA 8: ASPECTOS DO MARKETING DE VAREJO DE MODA
8.1 – OS DESAFIOS NO VAREJO (PARA FABRICANTES E LOJISTAS)
8.2 - AUMENTANDO O VALOR PERCEBIDO NO VAREJO
8.3 – AS FERRAMENTAS DO MARKETING MIX DE VAREJO
8.3.1 – MIX DE PRODUTOS
8.3.2 – PREÇOS
8.3.3 - PROMOÇÃO (COMUNICAÇÃO)
8.3.4 – APRESENTAÇÃO
8.3.5 - PESSOAL
8.3.6 – PONTO E LOCALIZAÇÃO
8.4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O MARKETING DE VAREJO

Mercado de trabalho

O profissional de marketing de moda, pode atuar  na elaboração e implementação de planos de marketing, através da análise sistêmica e diagnóstico de estratégias mercadológicas, pesquisa de mercado e de opinião. 
No desenvolvimento de estratégias de posicionamento de marca e de mercado, incluindo a definição de produto, preço, promoção e ponto de venda, bem como no desenvolvimento de ações e materiais comunicacionais. desenvolvimento de soluções inovadoras e relacionamentos de longo prazo com clientes e outros parceiros, com lucratividade.

Investimento

6X de R$ 132,00 no cartão de crédito ou
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As salas de aula virtual da EnModa estão montadas em uma plataforma própria, desenvolvida especificamente com ferramentas e recursos para atender as necessidades de nossos alunos.

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Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


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