Curta Duração

Pesquisa de Tendências
A área de Pesquisa de Tendências gera, ao mesmo tempo, fascínio e dúvidas nas pessoas. Aqui todas as dúvidas são solucionadas e você terá acesso às técnicas de pesquisa.
Você aprenderá a definir tendências através da identificação de cenários, mercados, públicos-alvo, elementos chave para o desenvolvimento de uma coleção, faixas de preço e mix de produtos. Tudo com muitos vídeos, textos, imagens e interação com os colegas e o professor.
A partir disso você poderá identificar oportunidades para novos produtos, serviços e negócios de moda e ainda atuar na área de criação em empresas de moda e setores correlatos.
Duração: 2 meses
Início: imediato
Carga horária: 32 horas.
Matricule-se

Programa

AULA 1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA PESQUISA DE TENDÊNCIAS
1.1 – O QUE É TENDÊNCIA?
1.1.1 - O QUE É MODA?
1.2 - PROGNÓSTICO DE MODA
1.3 - OS TIPOS DE PESQUISAS DE TENDÊNCIAS E AS PROFISSÕES
1.3.1 - A INOVAÇÃO
1.3.2 - PESQUISA DE OBSERVAÇÃO
1.3.3 - PESQUISA NA INTERNET
1.3.4 - VIAGEM DE PESQUISA
1.4 - PROFISSIONAIS
1.5 - COMO USAR A PREVISÃO DE TENDÊNCIA NA WEB
 
AULA 2 - CENÁRIO E ELEMENTOS
2.1 – A RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE, O TEMPO, O ESPAÇO, AS IDEIAS E OS COMPORTAMENTOS
2.1.1 – ZEITGEIST E A MODA
2.1.2 – SINCRONICIDADE
2.1.3 – INCONSCIENTE COLETIVO
2.2 - ARQUÉTIPO
2.3 - MODERNIDADE LÍQUIDA
2.4 - GLOBALIZAÇÃO DA MODA
2.5 - A ECONOMIA NO MERCADO DE MODA
 
AULA 3 - SOCIEDADES E CONSUMIDORES
3.1 - AS GERAÇÕES 
3.1.1 - BABY BOOMERS
3.1.2 - GERAÇÃO X
3.1.3 - GERAÇÃO Y
3.1.4 - NOVAS NOMENCLATURAS
3.2 – PÚBLICO-ALVO E SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICO
 
AULA 4 – CICLO DE TENDÊNCIAS
4.1 – LIDERANÇA DE MODA
4.2 – CICLOS CURTO (FAD) E LONGO / MACRO E MICRO
4.2.1 - CICLO DE VIDA DE PRODUTO
4.3 – TEORIAS DE “TRICKLE EFFECT”
4.3.1 - “TRICKLE DOWN”
4.3.2 - “TRICKLE ACROSS”
4.3.3 - “TRICKLE UP" OU "BUBBLE UP”
4.4 - CALENDÁRIO MUNDIAL DE MODA
 
AULA 5 - VISÃO PRÁTICA - PLANEJAMENTO & ESTRATÉGIA
5.1 - FINALIDADE DA PESQUISA
5.2 – BRIEFING DA PESQUISA
5.3 – BRAINSTORMING
5.4 – DETERMINAÇÃO DE MERCADO ALVO (TARGET) E PÚBLICO ALVO (PROSPECTS)
5.4.1 - SEGMENTAÇÃO
5.5 - FONTES E FERRAMENTAS DE PESQUISA
5.5.1 – EVENTOS PROFISSIONAIS
5.5.2 - NOTÍCIAS
5.5.3 - DESFILES
5.5.4 - CELEBRIDADES
5.5.5 – AS RUAS
5.5.6 - VITRINAS
5.5.7 – VISUAL MERCHANDISING
 
AULA 6 – DESENVOLVIMENTO DE CADERNO DE TENDÊNCIAS
6.1 – ESTUDO DE MACROTENDÊNCIAS
6.2 - CICLO DAS TENDÊNCIAS NA MODA MUNDIAL
6.3 - DESENVOLVENDO O OLHAR
6.4 – COMPILAÇÃO DA PESQUISA
6.4.1 - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
 
AULA 7 – DESENVOLVIMENTO DE CADERNO DE TENDÊNCIAS II
7.1. COR
7.1.1 – A COR NO TÊXTIL
7.1.2 – TEORIA DA COR 
7.1.3 – SIGNIFICADO DAS CORES 
7.1.4 - PROGNÓSTICOS DE CORES
7.2.1 - TECIDOS E TEXTURAS
7.2.1.1 - OS TECIDOS E AS PADRONAGENS A B C
7.2.1.2 - OS TECIDOS E AS PADRONAGENS D E F G H I J
7.2.1.3 - OS TECIDOS E AS PADRONAGENS L M N O P
7.2.1.4 - OS TECIDOS E AS PADRONAGENS Q R S T U V W X Y Z
7.3 - FORMAS
7.4 - ESTAMPAS, AVIAMENTOS, BORDADOS E APLICAÇÕES
 
AULA 8 - TENDÊNCIAS DE MODA E INSPIRAÇÕES
8.1 – ANÁLISE DE TENDÊNCIA PARA MODA
8.2 - CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS
8.3 - CLASSIFICANDO ESTILOS E TENDÊNCIAS
8.4 - CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL
8.5 - 7 PASSOS PARA AVANÇAR EM SUA CARREIRA DE PESQUISA DE TENDÊNCIAS

Mercado de trabalho

O pesquisador de tendências pode atuar como trend forecaster, trendspotter, coolhunter / trendhunter ou fashion forecaster. 
 
Ele pode trabalhar desde a identificação do que é cool e pode vir a se tornar uma tendência à análise quantitativa e qualitativa de tendências confirmadas. 
 
Observa e analisa mercados, consumidores e comportamentos, participa de feiras e eventos de moda e de negócios, pesquisa em sites e desenvolve fontes próprias de pesquisa.
 
Orienta a(s) equipe(s) de estilo de uma ou mais marcas sobre as macrotendências.

Investimento

6X de R$ 132,00 no cartão de crédito ou
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Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


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