Curta Duração

Visual Merchandising
Ver outros cursos
O Visual Merchandising é o trabalho de dar vida ao produto no ponto de venda, através da união de diversas técnicas de marketing e comunicação visual. Ele envolve todos os aspectos do ambiente de varejo. Mobiliários, iluminação, sonorização, aroma e, e claro as diversas formas de exposição do produto são trabalhados em um projeto de VM. 
 
Para isso, o profissional estuda a marca e o consumidor. Define o caminho do consumidor dentro da loja, os hot spots, calcula a venda por metro quadrado e define onde expor os produtos chave.
Duração: 2 meses
Início: imediato
Carga horária: 32 horas
Matricule-se

Programa

Aula 1 - Visão 360° - Pense Fora da Caixa
1.1 - O que é visual merchandising
1.2 - A história do varejo é a história do visual merchandising
1.2.1 - Uma breve história da vitrine
1.2.2 - Retomando a evolução do varejo
1.3 - Evolução do tempo no visual merchandising
1.4 - Visual merchandising versus vitrinismo
1.5 - Focando no consumidor e na venda
 
 
Aula 2 - Entendendo o Varejo
2.1 - Os tipos de varejo
2.2 - A força da marca e do branding
2.3 - A comunicação multissensorial
2.4 - Gestão de vendas - venda assistida ou venda dirigida
2.5 - Exemplos do mercado
 
 
Aula 3 - Foco no Consumidor
3.1 - Definindo o seu consumidor
3.2 - Identificando o seu concorrente
3.3 - Identificando os seus pontos fortes e pontos fracos
3.4 - Traçando a identidade visual da sua loja
3.5 - Traçando objetivos com os 5 p’s
3.6 - Equipe motivada e integração da equipe de vendas ao VM
 
 
Aula 4 - Ambiente de Vendas  1
4.1 - Definindo o calendário de campanhas e datas sazonais
4.2 - Seleção de produtos chave
4.3 - Definição de mobiliário e acessórios
4.4 - Manequins
4.5 - Conhecendo o ponto de venda. Por onde começar?
4.5.1 - Plantas
4.5.2 - Circulação - balcão caixa, provadores, área de descompressão
4.5.3 - Planogramas
4.6 - Definindo hot spots
4.6.1 - Calculando a venda por metro quadrado, analisando as suas vendas e definindo onde expor o produto chave
 
 
Aula 5 - Ambiente de Vendas 2
5.1 - Apresentando e preparando o produto
5.1.1 - Cabides
5.1.2 - Passadoria
5.1.3 - Dobras
5.2 - Tipos de exposição
5.2.1 - Mesas
5.2.2 - Paredes
5.2.3 - Gôndolas
5.3 - Posicionando informação sobre preços
5.4 - Posicionando informação de tecnologias e materiais
 
 
 
Aula 6 - Ambiente de Vendas 3
6.1 - Princípios de VM
6.2 - Linhas de visão
6.3 - Princípios do design que atingem o VM
6.3.1 - Forma e padrões
6.3.2 - Equilíbrio e simetria
6.3.3 - Proporção
6.3.4 - Dominância
6.3.5 - Ritmo
6.3.6 - Repetição
6.3.7 - Movimento
6.3.8 - Cor
6.4 - Loja nova todo dia
 
 
Aula 7 - Ambiente de Vendas 4
7.1 - Um pouco da história das vitrines
7.2 - Inspiração e aspiração
7.3 - Tipos de vitrine
7.4 - Estrutura
7.5 - Montando uma vitrine eficiente
7.6 - Cenografias, gráficos e adesivos
7.7 - Iluminação cenográfica para vitrines
 
 
Aula 8 - Finalizando e Olhando 360º para o seu Trabalho Realizado
8.1 - Iluminação
8.1.1 - Básico de luminotécnica
8.1.2 - Tipos de lâmpada
8.1.3 - Ajustando a iluminação adequada
8.2 - Comunicação visual e sinalização da loja
8.3 - Sacolas e embalagens
8.4 - Som e cheiro
8.5 - Ouvir o consumidor ajuda a desenvolver o seu negócio
8.6 - Checklists

Mercado de trabalho

O Visual Merchandiser faz o desenvolvimento e implantação de projetos de visual merchandising que objetivam a ambientação e exposição do produto em loja única ou rede de lojas de acordo com o posicionamento da marca e o perfil do público-alvo contribuindo assim com o incremento das vendas. Atua na criação e montagem de ilhas, corners, paredes, topos e solo, bem como desenvolvimento de projeto de iluminação, sonorização e aromatização, com senso estético, agregando valor e aumentando a desejabilidade da marca e do produto.

Investimento

em até 6X de R$ 145,83 sem juros no cartão de crédito ou
com mais 10% de desconto à vista no boleto ou depósito: R$ 787,50
20% DE DESCONTO para Ex-alunos EnModa e assinantes do Carreira Fashion há mais de 3 meses.
Visa Mastercard Diners Amex Elo Aura Hipercard Boleto Depósito

Compartilhe

As salas de aula virtual da EnModa estão montadas em uma plataforma própria, desenvolvida especificamente com ferramentas e recursos para atender as necessidades de nossos alunos.

Veja uma demonstração
Por favor, preenche seu nome e e-mail para acessar a demonstração:

Tela inicial da sala de aula virtual

Outros Cursos de Curta Duração

Letícia de Betio Pacheco


Curso: Visual Merchandising
Facebook Facebook LinkedIn Instagram You Tube
Indique esse site
X
Certificado de segurança
Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


Av. Sagitário, 138 Torre 1 London cj. 307/308 Alphaville 06473-073 Barueri SP
55 (11) 4195-7851 / 55 (11) 4195-2402
Envie uma mensagem preenchendo os dados abaixo, responderemos em breve:
conectando-se ao atendente