Curta Duração

Visual Merchandising
O Visual Merchandising é o trabalho de dar vida ao produto no ponto de venda, através da união de diversas técnicas de marketing e comunicação visual.

Ele envolve todos os aspectos do ambiente de varejo.
 
Mobiliários, iluminação, sonorização, aroma e, e claro as diversas formas de exposição do produto são trabalhados em um projeto de VM. 
 
Para isso, o profissional estuda a marca e o consumidor. Define o caminho do consumidor dentro da loja, os hot spots, calcula a venda por metro quadrado e define onde expor os produtos chave.
Duração: 2 meses
Início: imediato
Carga horária: 32 horas.
Matricule-se

Programa

AULA 1 – VISÃO 360˚ - PENSE FORA DA CAIXA
1.1 - O QUE É VISUAL MERCHANDISING
1.2 - CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO VISUAL MERCHANDISING
1.3 - EVOLUÇÃO DO TEMPO NO VISUAL MERCHANDISING
1.4 - VISUAL MERCHANDISING VERSUS VITRINISMO
1.5 - FOCANDO NO CONSUMIDOR E NA VENDA
 
AULA 2 – ENTENDENDO O VAREJO
2.1 - OS TIPOS DE VAREJO
2.2 - A FORÇA DA MARCA E DO BRANDING
2.3 - A COMUNICAÇÃO MULTI-SENSORIAL
2.4 - GESTÃO DE VENDAS - VENDA ASSISTIDA OU VENDA DIRIGIDA
2.5 - EXEMPLOS DO MERCADO
 
AULA 3 – FOCO NO CONSUMIDOR 
3.1 - DEFININDO O SEU CONSUMIDOR 
3.2 - IDENTIFICANDO O SEU CONCORRENTE
3.3 - IDENTIFICANDO OS SEUS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS
3.4 - TRAÇANDO A IDENTIDADE VISUAL DA SUA LOJA
3.5 - TRAÇANDO OBJETIVOS COM OS 5 P’S
3.6 - EQUIPE DE VENDAS INTEGRADA É EQUIPE DE VENDAS EFICIENTE
 
AULA 4 – AMBIENTE DE VENDAS - 1
4.1 - DEFININDO O CALENDÁRIO DE CAMPANHAS E DATAS SAZONAIS
4.2 - SELEÇÃO DE PRODUTOS CHAVE
4.3 - DEFINIÇÃO DE MOBILIÁRIO E ACESSÓRIOS
4.4 - MANEQUINS 
4.5 - CONHECENDO O PONTO DE VENDA. POR ONDE COMEÇAR? 
4.5.1 - PLANTAS 
4.5.2 - CIRCULAÇÃO - BALCÃO CAIXA, PROVADORES, ÁREA DE DESCOMPRESSÃO 
4.5.3 - PLANOGRAMAS 
4.5.4 - CAMINHO DO CONSUMIDOR
4.6 - DEFININDO HOT SPOTS
4.6.1 - CALCULANDO A VENDA POR METRO QUADRADO, ANALISANDO AS SUAS VENDAS E DEFININDO ONDE EXPOR O PRODUTO CHAVE
 
AULA 5 – AMBIENTE DE VENDAS – 2
5.1 - APRESENTANDO E PREPARANDO O PRODUTO
5.1.1 - CABIDES
5.1.2 - PASSADORIA
5.1.3 - DOBRAS 
5.2 - TIPOS DE EXPOSIÇÃO
5.2.1 - MESAS 
5.2.2 - PAREDES 
5.2.3 - GÔNDOLAS 
5.3 - POSICIONANDO INFORMAÇÃO DE PREÇOS 
5.4 - POSICIONANDO INFORMAÇÃO DE TECNOLOGIAS E MATERIAIS
 
AULA 6  - AMBIENTE DE VENDAS – 3
6.1 – PRINCÍPIOS DE VM 
6.2 – LINHAS DE VISÃO 
6.3 – PRINCÍPIOS DE DESIGN QUE ATINGEM O VM 
6.3.1 - FORMA E PADRÕES 
6.3.2 - EQUILÍBRIO E SIMETRIA
6.3.3 - PROPORÇÃO
6.3.4 - DOMINÂNCIA 
6.3.5 - RITMO
6.3.6 - REPETIÇÃO
6.3.7 - MOVIMENTO
6.3.8 - COR 
6.4 - LOJA NOVA TODO DIA
 
AULA 7 – AMBIENTE DE VENDAS – 4
7.1 - UM POUCO DE HISTÓRIA DAS VITRINES
7.2 - INSPIRAÇÃO E ASPIRAÇÃO
7.3 - TIPOS DE VITRINE 
7.4 - ESTRUTURA 
7.5 - MONTANDO UMA VITRINE EFICIENTE
7.6 - CENOGRAFIA, GRÁFICOS E ADESIVOS 
7.7 - ILUMINAÇÃO CENOGRÁFICA PARA VITRINES
 
AULA 8 – FINALIZANDO E OLHANDO 360˚ PARA O SEU TRABALHO REALIZADO
8.1 - ILUMINAÇÃO
8.1.1 - BÁSICO DE LUMINOTÉCNICA
8.1.2 - TIPOS DE LÂMPADA
8.1.3 - AJUSTANDO A ILUMINAÇÃO ADEQUADA
8.2 - COMUNICAÇÃO INTERNA E SINALIZAÇÃO DA LOJA
8.3 - SACOLAS E EMBALAGENS
8.4 - PAPELARIA 
8.5 - SOM E CHEIRO
8.6 - OUVIR O CONSUMIDOR AJUDA A DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO
8.7 - CHECKLISTS

Mercado de trabalho

O Visual Merchandiser faz o desenvolvimento e implantação de projetos de visual merchandising que objetivam a ambientação e exposição do produto em loja única ou rede de lojas de acordo com o posicionamento da marca e o perfil do público-alvo contribuindo assim com o incremento das vendas.

Atua na criação e montagem de ilhas, corners, paredes, topos e solo, bem como desenvolvimento de projeto de iluminação, sonorização e aromatização, com senso estético, agregando valor e aumentando a desejabilidade da marca e do produto.

Investimento

6X de R$ 132,00 no cartão de crédito ou
R$ 792,00 à vista no boleto ou depósito
20% DE DESCONTO para Ex-alunos EnModa e assinantes do Carreira Fashion há mais de 3 meses.
Visa Mastercard Diners Amex Elo Aura Boleto Depósito
Consulte-nos sobre descontos e outras opções de parcelamento.

As salas de aula virtual da EnModa estão montadas em uma plataforma própria, desenvolvida especificamente com ferramentas e recursos para atender as necessidades de nossos alunos.

Veja uma demonstração
Por favor, preenche seu nome e e-mail para acessar a demonstração:

Tela inicial da sala de aula virtual

Outros Cursos de Curta Duração

Mariê Souza Ribeiro


Cursos: Visual Merchandising, Consultoria de Imagem

Janete Azevedo Maciel


Cursos: Varejo de Moda, Consultoria de Imagem, Visual Merchandising, E-Commerce para Moda

Emanuell Lucas Oliveira Cabral


Curso: Visual Merchandising

Bianca Campos Fialho Ongaratto

A EnModa chegou na minha vida pra me aproximar de tudo aquilo que sempre sonhei: a Moda. Bom a estrutura que a escola traz, te deixa segura pra estudar e com certeza se firmar no mercado de trabalho. Meu primeiro curso foi de Consultoria de ...Leia mais

Christianny Corcino

Conheço a escola EnModa desde que iniciei minhas atividades no setor há 8 anos e foi aqui que realizei meu primeiro curso online no segmento de moda.
Todos os meus alunos conhecem a escola porque eu indico os cursos como uma fonte de ...Leia mais

Belisa Cardoso de Almeida

Descobri cedo que queria estudar moda, esse era o meu caminho, era quase que uma intuição, no entanto, a vida prega peças das quais não temos respostas e por assim dizer, nos distanciam do nosso desejo real. Ao retornar ao meu sonho de trab ...Leia mais

Vanessa dos Santos Alvarenga

É com satisfação que venho registrar o meu depoimento! Soube da EnModa através da minha primeira professora na área de Moda, pois buscava aprofundar meus conhecimentos e ela super me indicou. Busquei os cursos necessários para a minha neces ...Leia mais

Jéssica Andrade Melo

Formei-me em Design de Moda no final de 2014, gostaria de fazer pós em figurino, mas infelizmente por enquanto não posso fazer. E com isso fui atrás de outros cursos, afinal nunca é de mais para aprender. E através de pesquisas cheguei até ...Leia mais
Facebook Facebook LinkedIn Instagram You Tube
Indique esse site
X
Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


Av. Sagitário, 138 Torre 2 City cj. 905/906 Alphaville 06473-073 Barueri SP   55 (11) 4195 6275