O varejo de moda e o público infantil

Compartilhar

O setor de vestuário cresce cada vez mais no Brasil e o segmento infantil vem apresentando uma expansão considerável no mercado e, consequentemente, no varejo de moda. Segundo o IBGE, no Brasil podemos considerar que o mercado infantil é aquele constituído por crianças das recém-nascidas até os 12 anos de idade.


O epicentro desse mercado se encontra em uma criança em pleno desenvolvimento fisiológico, cognitivo e fortemente influenciada pelo contexto social em que está envolvida.


O mercado de vestuário infantil apresenta ainda algumas nuances que o distinguem dos demais, principalmente no que se diz respeito ao acesso aos produtos, já que elas tem parte do seu acesso mediado por algum adulto. Porém esse mercado é altamente competitivo, e por isso algumas empresas estão se dedicando a aumentar a sua oferta de produto.


É muito importante destacar que as empresas de vestuário voltadas ao público infantil tenham uma comunicação exclusiva para esse público, pois não se trata mais de desenvolver roupas de adultos para crianças.


O fácil acesso a comunicação, internet, games e ambientes que convivem faz com que boa parte desse público já consiga definir suas opções de consumo, principalmente no que diz respeito à estilo.
Muito tempo nas redes sociais também tem gerado uma conscientização sobre as marcas e vontade de opinar sobre suas próprias escolhas e isso tem transformado o mercado de forma significativa.
Por isso, quando falamos em comunicação exclusiva para esse público estamos pensando em quais medidas podem ser tomadas para aumentar a nossa percepção por eles e como nossa marca pode ser associada; um exemplo disso é a associação dos produtos a licenças exclusivas de personagens, bandas e esporte.


Além disso, as marcas tem procurado gerar um tipo de produto totalmente diferenciado baseado em produtos que proporcionam experiências (roupas interativas) e tecnologias em tecidos que geram maior conforto para os pequenos.


O público infantil representa um potencial de compra muito elevado para ser desprezado pelas empresas do ramo varejista e por isso, é tão importante que todos os esforços sejam aplicados, pois a criança terá sempre preferência pelo estabelecimento comercial do varejista que lhe tratou bem.

Fonte: Pinterest

EnModa

EnModa

Escola de Moda

Outros Artigos