PANTONE®: cor do ano 2023

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Imagem: Site oficial da PANTONE®

Considerada a autoridade em cores no mundo, a PANTONE® foi criada pela Pantone® Inc. que está sediada nos Estados Unidos e é conhecida mundialmente pelos seus sistemas codificados de organização de cores e tecnologias de ponta criados para atender as necessidades de todos os processos que envolvem cores com reprodução precisa.

Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da PANTONE®, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados com produção precisa de combinação de cores na comunidade de artes gráficas, uma vez que as diferentes tonalidades não eram suficientes para gerar uma cor específica.

Sua visão de que o espectro de cores é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo conduziu a invenção do PANTONE MATCHING SYSTEM ou PMS (Escala de Cores Pantone®, um manual de cores padrão, que na época disponibilizava 500 cores no catálogo com o objetivo de diminuir as variações erradas das cores; era uma ferramenta inovadora para a época e permitia a réplica exata das cores).

Durante os últimos 50 anos, a marca PANTONE® desenvolveu e aprimorou o conceito do seu sistema de combinação de cores em escala industrial para diferentes segmentos como por exemplo, indústria têxtil, gráfica, arquitetura e design.

Atualmente, a empresa continua desenvolvendo ferramentas de comunicação, seleção e controle de cores para uma variedade de situações e constantemente adota novas tecnologias digitais para atender às necessidades de cores de designers e profissionais produtivos.

A Pantone® INC foi adquirida em 2007 pela X-RITE, líder em equipamentos de calibração e medição, no sentido de aprimorar ainda mais esta importante modernização do sistema.

Cada cor tem o seu próprio código e funciona como se fosse a identidade da cor. Esse código normalmente é composto por trás ou quatro números e uma letra, C ou U. A letra C representa coated (revestido), isso quer dizer que o papel onde a cor vai ser impressa tem um revestimento especial, já os códigos com a letra U vem de uncoated e não é usado nenhum revestimento. Todos esses detalhes fazem enorme diferença no resultado final; por isso, recomenda-se muita atenção no momento de escolha da cor.

Anualmente, a Pantone® pesquisa uma cor que é definida como tendência mundial e a elege como A COR DO ANO; tudo começou em 1999 com o sucesso do Cerulean, a cor do ano de 2000, que representou o milênio como um tempo de paz e tranquilidade. E desde então todo ano é apresentado uma cor estratégica.

A cor do ano não é escolhida aleatoriamente ou sem critérios, são meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e tendências antes de anunciar uma tonalidade, pois a escolha é muito criteriosa já que tem uma ampla influência no design em geral.

Para 2023, a Pantone® anunciou no dia 01 de dezembro de 2022 que a cor será “Viva Magenta” (PANTONE 18-1750). Da famí­lia do vermelho da cochonilha, a cor possui tons de vermelho forte, brilhante e profundo, combinando com toques de azul, da qual resulta um rosa escuro ou púrpura.

É um novo vermelho que vibra com energia e vigor, além de ser uma cor destemida, poderosa, empoderadora, cheia de humor e inclusiva. “Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real” detalha Letrice Eiseman, diretora executiva da Pantone® Color Institute. Por isso, preparem-se para ver em breve muitos produtos, roupas, acessórios, peças de design, tintas e celulares nessa cor.

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