Professores
A EnModa conta com um corpo docente que associa o conhecimento específico das competências requeridas para o ensino próprio para as áreas de Moda e Negócios com o pleno domínio das práticas do empreendedorismo. Esse perfil docente projeta a EnModa com destaque no mercado da educação a distância e treinamentos corporativos.

Airton Embacher

Diretor da EnModa - Escola de Negócios da Moda.

Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Foi vice-chairman do International Foundation of Fashion Technology Institutes - IFFTI, associação internacional que agrega 20 das melhores escolas de moda do mundo, entre elas, BUNKA do Japão, FIT de Nova Iorque e IFM de Paris; além de Diretor da área de Comunicação, Artes, Design e Moda e Coordenador do curso MBA em Moda da Universidade Anhembi Morumbi e Diretor de Novos Negócios da Escola Panamericana de Arte.

Atuou profissionalmente na C&A durante 7 anos e como empresário no ramo de confecção e varejo por 12 anos.

Autor do livro "Moda e Identidade: A Construção de Um Estilo Próprio". Apresentou o programa "A Escolha da Carreira Profissional" na TV Cultura.

É também Diretor da Carreira Fashion, maior empresa de RH de Moda da América Latina.

Angela Valiera

Fashion Career Counselor, associada à ACA - American Counseling Association.
Coach certificada pela ICC - International Coaching Community.
Jornalista, Publicitária e Desenhista Industrial, pós-graduada em Comunicação e Moda pela Anhembi Morumbi e em Docência pela FGV.
São 41 anos de vida e 24 de carreira, sendo 20 anos em Comunicação e Moda, e 4 anos em Coaching & Counseling.
Mais de 80 mil pessoas já assistiram seus vídeos na internet e cerca de 10 mil assistiram presencialmente suas palestras.
Cerca de 40 empresas atendidas em RS, SC, PR, SP e MG.
Mais de 3mil alunos em cursos de formação, extensão, graduação e pós-graduação. E mais de 10 cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação desenvolvidos para várias instituições de ensino.

Anna Paula Cavalcanti

Especialista em Moda e Comunicação pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC e graduada em Moda com habilitação em Estilismo - Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Atua na área de moda desde 1999, quando iniciou com produção de moda para campanhas publicitárias em Florianópolis. Desde então atendeu várias empresas do setor têxtil como Stylist e Produtora de Moda.

Foi vitrinista e visual merchandising para a marca Lez a Lez. Desenvolveu projetos de vitrinas, trabalhando acoordenação de looks e a disposição dos objetos de cena, assim como aorganização interna dos produtos nos pontos de venda e treinamento para asequipes de lojas.

Também, durante 6 anos, atuou como docentedo curso de graduação em Moda na Universidade Católica de Santa Catarina emJaraguá do Sul, ministrando competências de Vitrina, Pesquisa e Desenvolvimentode Moda, Produção de Moda, Figurino e Mercado de Moda.

Atualmente trabalha com varejo de moda em projetos de expansão e gestão de lojas e como consultora de moda.

 

Aysha Corrêa

É membro da AICI- Associação Internacional de Consultores de Imagem, formada em Consultoria de Estilo Feminino pela Oficina de Estilo, Consultoria de Imagem Masculina pela FAAP e em Análise de Coloração Pessoal pelo Studio Immagine. É especialista em Língua Inglesa e Tradução pela Universidade Metodista de Piracicaba, onde desenvolveu seu TCC na área de tradução de moda e estudou metodologia de ensino na St Gilles College, em Londres.

Em Nova Iorque trabalhou nos bastidores de desfiles das marcas Lacoste, Kate Spade e Desigual durante a New York Fashion Week, além de participar do workshop “Fashion Show Production” no FIT- Fashion Institute of Technology.
 
Fez também cursos na área Imagem e Estilo como Visagismo, Comportamento Social, Perfumes na Consultoria de Estilo e Maquiagem com profissionais renomados como Vanessa Rozan, Alexandre Taleb, Luciana Ulrich, Rachel Jordan e Thelma Marques.
 
Hoje atua como consultora de imagem pessoal e corporativa na cidade de São Paulo, ministra cursos e palestras na área, além de realizar trabalhos customizados para lançamentos de coleções para marcas como a GAP e Tigresse. Colaborou com a Revista Manequim, Guia Têxtil e com o blog Toda Beleza.

Carla Marcondes Sayeg

Graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi- Modalidade: Gerência de Produto. Mestranda em Antropologia do Consumidor em Moda pela PUC-SP.

Vem fazendo vários cursos de atualização na área de marketing incluindo MBA em MKT pela FVG. Foi coordenadora dos cursos de Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Atua como consultora de marketing, consultora de produto e consumidor para empresas no Brasil e Exterior.

Desenvolve palestras e workshops de tendências de Moda e mix de produto para empresas e instituições de ensino. Professora de Planejamento de Coleção, Marketing de Moda e Design de Moda e Orientadora de trabalhos de conclusão de curso.
 

Carol Garcia

Carol Garia é Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. É autora de Imagens errantes: ambiguidade, resistência e cultura de moda (Estação das Letras e Cores, 2010), Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos (Anhembi Morumbi, 2005, com Ana Paula de Miranda) e Moda Brasil: fragmentos de um vestir tropical (Anhembi Morumbi, 2001, com Kathia Castilho). Atua como consultora internacional nas áreas de comunicação e semiótica, estratégia de marketing e análise do comportamento de consumo de moda. Tendo atuado profissionalmente em países como França, Itália, Alemanha, República Tcheca, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Índia, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai. Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Anhembi Morumbi, onde criou, implementou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e a especialização em Cultura de Moda da Universidade Anhembi Morumbi entre 2003 e 2007. Na mesma escola, coordenou o MBA em Moda entre 2005 e 2007. É também docente no Centro Universitário Belas Artes, onde integra o Colegiado de Curso da Graduação em Design de Moda. No Senac São Paulo, foi coordenadora da pós-graduação lato sensu em Criação de Imagem e Styling de Moda no biênio 2010-2011 e editora do Senac Moda Informação em 2011-2012. É conselheira do Instituto Brasileiro de Moda e do Instituto Rio Moda, assim como conferencista convidada de várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. É também pesquisadora convidada da Hong Kong University na área de moda e economia criativa.

Daniel Fonseca

Com MBA em Gestão de Processos, tendo estudado Direito, Administração de Empresas (no Brasil), e Marketing (na Alemanha), Daniel Fonseca atuou nos últimos 15 anos em grandes empresas, recebendo importantes prêmios: Top de Marketing - ADVB (2000 e 2005). Professor Universitário (graduação/pós-graduação), Palestrante da Federação dos Dirigentes Lojistas do Estado de Santa Catarina, é também autor de diversos artigos de Marketing, Vendas e Empreendedorismo. Colunista de Gestão Empresarial da Revista Nossa Santa Catarina em seu currículo contam mais de 20.000 profissionais treinados nas mais de 100 empresas atendidas no Brasil.

Heloisa Cripa

Heloisa tem 15 anos de carreira sempre focados em design e varejo, sendo 10 deles em especial para Marketing para Varejo e Visual Merchandising, atuados em marcas Nacionais e Multinacionais. Já gerenciou rede de operações com até 180 lojas. 
 
Hoje é especialista em direção de arte e curadoria para varejo com planejamento estratégico visando experiência de marca, compra e foco em conversão de vendas. Desenvolve diariamente padronizações e treinamento de vendas e VM para equipes com diferentes canais do varejo, Outlets e lojas comerciais. 
 
Sempre antenada para pesquisas de tendências de varejo, lifestyle de marca, cool hunting, fashion reports e comportamento de varejo, nacional e internacional. Seu grande diferencial esta focado em RSM com estudo de planogramas e plantas para adaptações conforme resultado de vendas, ajuste conforme grupos de lojas e grupos de produto. 
 
Responsável pela abertura, hands on e operacionalização de 38 novas lojas ao longo da carreira, com metragens de 90 a 500m2. Especialista em plantas de lojas, fluxo de clientes, arquitetura para varejo e desenvolvimento de mobiliário com desenho técnico. 

Heloísa Omine

Sócia-diretora da R2E by Shopfitting, empresa especializada em store design, visual merchandising, marketing sensorial e comunicação visual, atendendo clientes do varejo e da indústria.
 
Professora no curso de pós-graduação de comunicação com o mercado e do núcleo de varejo da ESPM-SP; professora convidada do Provar FIA-USP, do MBC da FGV-SP e da pós-graduação em Fashion Marketing do IED.
 
Mestranda no PPGCOM - ESPM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo.
 
Membro do Conselho Consultivo do POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail e diretora de educação do RDI - Retail Design Institute no Brasil.

Kareen Terenzzo

Mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing. Expertise em Varejo de Moda. Atuou em marcas como Arezzo, Calvin Klein e VR Menswear.
 
Responsável pela implantação da plataforma online da marca Arezzo.
 
Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP, Pós-Graduada em Administração Mercadológica, pela FAAP-SP, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo – PPGCOM, ESPM.

Pesquisadora, Consultora, Capacitadora em Comunicação e Produtora de Conteúdo.

Karlan Muniz

Karlan Muniz é publicitário (graduado pela ESPM-SP), especialista em marketing (pós-graduado em marketing pela FGV-PR), mestre em Administração com ênfase em marketing e branding (mestrado pela PUC-PR), e atualmente é doutorando em administração na PUC-PR. Atualmente reside em Boston, EUA, onde finaliza seu Doutorado. Foi executivo de agência de propaganda de grande porte, executivo de marketing em empresas de serviços e gestor de marketing de empresas de moda, além de pesquisador e professor nas áreas de comportamento do consumidor, marcas e comunicação.

Atua como assessor para apoiar empresas no desenvolvimento de áreas de marketing e orientação ao mercado e na análise e desenvolvimento de marcas em diversos segmentos de mercado. Seus estudos sobre marcas e estratégia foram publicados em congressos nos Estados Unidos, República Dominicana e no congresso do European Marketing Academy, na Islândia, em 2007. Suas pesquisas foram alvo de reportagem pela imprensa nacional, e seu estudo sobre marcas se tornou reportagem da revista EXAME, maior revista de negócios do país.

Kika Pagnot

Kids Stylist, atua no mercado fashion, há mais de 20 anos. Graduada em coordenação de moda, especializou-se em Paris, onde trabalhou ao lado de um dos mais renomados estilistas da década de 80, Jean-Charles de Castelbajac. Com um olhar voltado, principalmente para o mercado infantil, assina o styling de editoriais de moda e campanhas de marcas consagradas no mundo fashion infantil.

Livia Oliveira

Consultora de Marca e Vestuário, formada em Artes Visuais pela Universidade Belas Artes e pós-graduada em Negócios da Moda pelo Senac, especializou-se em Coolhunting pelo Instituto Europeu de Design e posteriormente se aprofundou em Branding pela Brunel University London e cursou Figurino no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Trabalha com Moda e Criação desde 1998, passou por empresas de Moda como Carmim e foi coordenadora de Estilo no mercado de moda por 6 anos.

Atualmente atua no mercado em projetos de construção de marcas, criação e desenvolvimento de coleções com conceitos de Branding, trabalha com pesquisa de tendência em Nova York, Miami, Paris e Londres e leciona no Senac nas disciplinas de Gestão de Produção de Moda e Visual Merchandising.

Luciana Scotti

Gerente de Produto e Compras Sênior, formada em moda pela Universidade Anhembi Morumbi com MBA em Gestão de Negócios pelo INPG, professora convidada pelo Senac para o curso livre “O Comprador de Moda” desde 2012 e palestrante do Sebrae/SP, atua no mercado varejo moda desde 2001 em grandes redes varejistas: Walmart Brasil, Lojas Riachuelo, Casas Pernambucanas e C&A. Possui sólida experiência em moda infantil e masculina, desenvolvimento de produtos, compras, gestão de categoria,  planejamento comercial,  precificação e gestão de estoques.

Luis Taniguchi

Especialista em Gestão de Negócios e Gestão de Portfólio de Marcas por Lifestyle. Há 13 anos atua com Consultoria, Coaching, Mentoring, Workshops e Palestras. Trabalha com Indústria (Grendene/RS), Varejo (Pernambucanas/SP), Atacado (Anne/CE) e Franquias (Green/SP).
 
Experiência internacional  com trabalhos em gestão de marcas e produtos, para grandes e médias empresas nos EUA; além de compras com fornecimento global na Ásia e América do Sul. Foi executivo na C&A Brasil por 13 anos tendo atuado em: vestuário adulto e infantil, calçados, acessórios e linha lingerie. 
 
Formado em engenharia Eletrônica pela Mauá e com Pós-Graduação em Administração de empresas pela FGV. Professor de Gestão da Operação de Moda na FAAP/SP e Gestão de produtos no SENAC/SP. Palestrante convidado para a FGV - Centro de Excelência no Varejo (CEV).

Maria Cecilia Almeida

Artista Plástica Designer, graduada em Pedagogia pela PUC/SP, Especialista em História da Arte pela FAAP e Docência na Faculdade Belas Artes de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência na área, componente do Grupo Quatro Ecos que trabalha com desenvolvimento de obras e produtos de design de moda e casa com materiais sustentáveis. É também proprietária do Atelier Cecília Almeida e Professora do curso livre de Desenho de Moda do SENAC desde 2009,  já lecionou em cursos de Graduação e Pós-graduação em instituições como Belas Artes e Instituto Jean Piaget.

Marta De Divitiis

Consultora de estilo, formada em História pela PUCSP, pós-graduada em Moda na Universidade Anhembi Morumbi, com extensão em Jornalismo no Senac e na Anhembi Morumbi. Cursou Estilismo de Moda, Desenho de Estamparia e Figurino Teatral no Senac SP.
 
Atuou como redatora e produtora de moda junto a diversos veículos como os jornais Diário de S. Paulo, Valor Econômico e Diário da Região, bem como nas revistas Bijoux on Fairs, Boa Forma, Cabelos & Cia, Caras, Cores e Tecidos, Crescer, Especial Gravidez, Essencial Fashion, FIT, R.S.V.P., Spot, Viva Mais, Vogue, Witch e World Fashion, além dos sites modabrasil e gbljeans. Atuou também junto a veículos internos das marcas Alpargatas e Pampili.
 
Foi editora-chefe da Revista Têxtil de agosto de 2009 a janeiro de 2011. Trabalhou nas assessorias de imprensa NIA Assessoria e Estilo e Arte.
 
Atualmente colabora no caderno feminino do jornal Estado de Minas e na revista Costura Perfeita. Escreve releases como free lancer para várias assessorias de imprensa de SP e mantém dois blogs, Faster Mood, de moda, beleza e design e Neura Urbana, sobre o cotidiano, na internet. 

Milene Macaroun

Jornalista, especialista em jornalismo de revista pela Universidade de Ryerson (Canadá) e pós-graduada em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalha no mercado de moda desde 2000 nas áreas de assessoria de comunicação, projeto editorial, planejamento e divulgação de eventos. Sempre atuando nos bastidores do mundo da moda, já prestou serviços para grandes nomes do mercado nacional – de estilistas como Lino Villaventura, Graça Ottoni e Samuel Cirnansck até marcas como Zoomp, Alphorria, Malwee, Elisa Atheniense, entre outras. Também é professsora em cursos de graduação em moda em instituições de ensino de MG e SP desde 2003. Dona do blog Beach Style.

Monika Debasa

Designer formada pela FAAP–SP, especializada em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e em Gestão pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Don Cabral. Iniciou carreira como desenhista e posteriormente gerenciou os setores de Desenvolvimento de Produto em indústrias voltadas a tecidos estampados. Ministra cursos e palestras sobre beneficiamento de tecidos.

Em 2009 ela inaugura a MuM Design Têxtil, que atua em projetos para o setor nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, organização e estruturação de departamentos e estratégia de lançamento e comunicação.

Priscilla Stávale Joaquim

Gerente de Produto Sênior, desenvolveu sua carreira nas maiores empresas de varejo do Brasil como: Pão de Açúcar, Riachuelo, Marisa, Pernambucanas, Walmart.
 
Tem ampla experiência no desenvolvimento de produtos, planos de vendas e de compras, open to buy, giro de estoques, negociações, comunicação com lojas e visual merchandising.
 
Formada em Economia pela Universidade Mackenzie, atua no mercado de varejo no Brasil desde 1984 quando ingressou como trainee nas Lojas Riachuelo. 

Rejane Seefelder

Profissional de moda com carreira desenvolvida em empresas como Riachuelo, Pernambucanas, Shoulder, Grupo Erva Doce, Dupont, Ri Happy Baby, Cattan, Shoestock.

Experiência ampla em cadeia produtiva de alta complexidade englobando desde a gestão e

Desenvolvimento de coleção em foco em resultados e lifestyle, planejamento integrado entre canais de vendas atacado e varejo.

Viagens internacionais de pesquisa de mercado e desenvolvimento de fornecedores.

Interface com equipes de Visual Merchandising, Vendas e MKT.

Valeska Nakad

Valeska Nakad é Mestre em Comunicação Contemporânea. Estilista formada pelo Istituto Italiano della Moda – Roma, e Designer formada pela PUC-PR, tem Especialização em Business Communication pela FIU – Florida International University –FL-USA e MBA em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi - SP.  Tem ampla experiência em Criação, Planejamento e Desenvolvimento de Coleções e Produtos, bem como Planejamento de Marketing, Identidade de Marcas e Estilo.  

Atualmente, presta consultoria para empresas inscritas no Projeto Quatro Cantos da Moda (SEBRAE), para Empresa 101%, para Tina Fashion ambas de São Paulo e para Arzu Ltda – Istambul –Turquia. 

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Associada Parceira

A moda é uma tendência social da atualidade. Fazer um curso de moda é estar disposto a compreender além do que sabemos e encontrar oportunidades e tendências que podem ser agregadas dentro do nosso cotidiano, atingindo todo tipo de pessoa.

O curso de moda ajudará ao interessado a perceber melhor os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes dentro de um determinado tempo. Isto é, ter a percepção do desenvolvimento do comportamento, olhando a partir da história até os dias de hoje. Compreenderá que todas as tendências aconteceram dentro de um contexto, ora de forma espontânea ora por meios externos.

Mais do que somente uma compreensão técnica e histórica, o estudante estará apto a desenvolver novos skills para a criação de design de moda, ou seja, terá a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, havendo a grande possibilidade de tornar-se num verdadeiro especialista e designer de moda.


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